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Fundação Volkswagen lança o projeto educacional “Aceleração da Aprendizagem”, na Bahia


A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 34 anos, leva o programa educacional “Aceleração da Aprendizagem” para a Bahia. O projeto chega à cidade de Simões Filho, onde são oferecidas um total de 700 vagas para alunos e 80 para educadores.

Por: Da Redação - 23 de maio de 2014

 

 A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica foi realizada na manhã de hoje (21/5), na Câmara Municipal dos Vereadores, em Simões Filho (BA), e contou com a presença do Prefeito da Cidade, Eduardo Alencar, da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti, da coordenadora do projeto no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Suely Bernardi e autoridades do município.

 

Com atuação inédita na Bahia, a Fundação Volkswagen amplia para 12 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. Até 2013, 11 Estados já haviam recebido programas da Fundação Volkswagen, que trabalha com foco em Educação e no Desenvolvimento Social de comunidades de baixa renda. São eles: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

“A Fundação Volkswagen investe nesta iniciativa porque acredita na importância de garantir um direito que pertence a todos: o de aprender. O projeto ‘Aceleração da Aprendizagem’ oferece formação aos educadores para que desenvolvam um trabalho intensivo com seus alunos de forma individual, respeitando suas particularidades e extraindo seu melhor potencial, evitando a evasão escolar. Com ações como essa, buscamos promover um futuro melhor para essas crianças e para o País, contribuindo para uma educação pública de qualidade”, afirma Keli Smaniotti, diretora da Fundação Volkswagen.

 

Conheça o projeto “Aceleração da Aprendizagem”

O “Aceleração da Aprendizagem” reduz a defasagem idade-série no Ensino Fundamental, evitando a evasão escolar. Para que alunos multirrepetentes não fiquem desmotivados e para garantir o direito de aprendizagem, o projeto dá apoio a esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração, corrigindo também problemas de alfabetização com aulas de reforço no contraturno escolar. Os estudantes são preparados durante dois anos, na sala de aceleração, para depois ingressarem na série adequada à sua idade.

 

A formação dos educadores neste projeto conta com material pedagógico exclusivo, para que possam trabalhar com os alunos de forma direcionada. O projeto “Aceleração da Aprendizagem” é executado com base em uma metodologia desenvolvida pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), consolidada ao longo de 17 anos de trabalho com correção de fluxo escolar. O Cenpec é parceiro técnico para o desenvolvimento de alguns dos projetos educacionais da Fundação Volkswagen.

 

O “Aceleração da Aprendizagem” foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2010 como uma importante tecnologia educacional que contribui para a redução da distorção idade-série.

O programa estreou em Resende (RJ), em 2011, onde foi realizado até 2012, atendendo 439 alunos e 88 educadores de escolas públicas da rede municipal. Já em 2013, começou a ser executado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo, oferecendo formação a 496 educadores, beneficiando 2.333 alunos dos municípios de Cariacica, Serra, Viana e Vila Velha; até o final de 2014.

 

Ainda no Espírito Santo, em 2014, vem sendo oferecidas 60 vagas para educadores das redes municipais de educação de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva e Linhares, beneficiando cerca de 400 alunos.

Na Paraíba, atualmente 80 educadores da rede municipal de ensino de João Pessoa participam do projeto, atendendo cerca de 700 alunos. É a primeira vez que esse projeto é oferecido no Estado, que já é atendido pela Fundação Volkswagen com o projeto “Pró-Educar Brasil”, que proporciona, em parceria com a rede de concessionárias Volkswagen, bolsas de estudos para formação universitária de 30 professores da rede pública paraibana que ainda não possuem diploma de cursos em nível superior. O “Pró-Educar Brasil” também beneficia 50 educadores do Ceará.

 

Disseminação e produção de conhecimento na “Plataforma do Letramento”

A “Plataforma do Letramento”, lançada pela Fundação Volkswagen em setembro de 2013, já soma 417.806 visualizações de páginas e 5.821 usuários cadastrados. O site revolucionou a disseminação e produção do conhecimento em letramento, permitindo também que a Fundação Volkswagen ampliasse sua atuação, sem fronteiras. Trata-se de um ambiente de formação de referência, com conteúdo direcionado principalmente a educadores e gestores, mas que também pode ser utilizado pelo público em geral.

Idealizada em parceria com o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a “Plataforma do Letramento” oferece formação on-line, atividades educativas, artigos especializados, notícias, fóruns de discussão, conteúdo multimídia, entre outras ações, sendo todas com foco em letramento. O letramento pode ser definido como as práticas sociais, ou seja, os usos da escrita nas mais variadas situações e âmbitos sociais como profissional, acadêmico ou pessoal.

 

O conteúdo da Plataforma é elaborado por uma equipe multidisciplinar, apoiada por especialistas e autores reconhecidos na área educacional. O ambiente virtual também oferece os materiais pedagógicos dos projetos educacionais da Fundação Volkswagen “Aceleração da Aprendizagem”, “Brincar” e “Entre na Roda”, que podem ser acessados por todos. Na seção “Formação on-line”, educadores que participam presencialmente dos projetos “Aceleração da Aprendizagem”, “Brincar” e “Entre na Roda” também recebem formação complementar a distância.

 

Fundação Volkswagen soma mais de 1,3 milhão de alunos atendidos

A Fundação Volkswagen, por meio de seus projetos educacionais, já beneficiou na última década, até o fechamento de 2013, 1.325.224 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 15.993 educadores da rede pública de ensino de 386 cidades. No período, 1.976 escolas e instituições foram beneficiadas. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas e na melhoria do desempenho escolar.

 

“O objetivo da Fundação Volkswagen é fortalecer cada vez mais as parcerias com os setores públicos, privado e a sociedade civil organizada por meio das ONGs. Dessa forma, será possível beneficiar mais alunos, professores e cidades com nossos projetos de Educação e Desenvolvimento Social”, afirmou a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.