Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Função das molas no sistema de suspensão do veículo

Função das molas no sistema de suspensão do veículo

Itens essenciais no sistema de suspensão, molas e amortecedores ajudam a manter a dirigibilidade do veículo, o conforto e a segurança dos ocupantes do carro. Por isso, devem ter atenção redobrada do motorista na hora da manutenção!

Da Redação
12 de abril de 2021

A mola tem como função absorver os impactos causados pelas irregularidades das vias, suportar o peso do veículo, e manter a altura do veículo em relação ao solo. Analisando o sistema de suspensão, esses componentes que estão trabalhando 24 horas por dia, mesmo quando o veículo não está sendo utilizado, por isso, deve estar sempre em perfeitas condições de uso. 

Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, afirma: “O sistema de suspensão, composto por diversos componentes, entre eles, molas, amortecedores, barras estabilizadora, pivô e bandeja de suspensão, é fundamental não só por manter a dirigibilidade do veículo, mas também para auxiliar na segurança e conforto dos ocupantes do veículo”.

Tanto as molas e amortecedores trabalham em conjunto. O gerente explica que as molas absorvem os impactos sofridos pelas rodas e os amortecedores seguram a sua distensão severa, evitando oscilações no automóvel.

Segundo Silva, sem as molas e os amortecedores, o desconforto seria grande, principalmente, ao passar por buracos e lombadas. Também há a questão da durabilidade de diversos itens do veículo, que reduziria com os fortes impactos sofridos, e destaca:  “No veículo, os solavancos podem vir a ocasionar até trincas na estrutura”, ressalta o gerente, acrescentando que a vibração também pode provocar ruídos provenientes do painel do automóvel.

A verificação periódica das molas junto com os demais componentes do sistema de suspensão, sempre que o veículo passar por uma revisão a cada 6 meses ou 10 mil km por exemplo ou de acordo com o plano de revisão da montadora. Analisando se as molas apresentam batidas entre elos, ferrugem, trincas, quebras ou se o veículo apresenta frente ou traseira mais baixa em relação ao solo. Uma mola danificada pode danificar os demais componentes do sistema da suspensão, podendo afetar sensores e flexíveis do sistema de freio e principalmente  prejudicar o pneu, e ocasionando um sério acidente. A manutenção preventiva é a melhor solução para quem quer evitar paradas inesperadas e acidentes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?