Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Fras-le aperfeiçoa práticas em busca do defeito zero

Fras-le aperfeiçoa práticas em busca do defeito zero

Além dos instrumentos tradicionais de medição e testes por amostragem que se repetem a cada etapa do processo, a empresa utiliza outros métodos para formar uma verdadeira barreira contra a possibilidade de erro.

Da Redação
04 de julho de 2014

Paulo Gomes - Diretor Industrial e Tecnologia da FrasleAo percorrer qualquer um dos pavilhões da Fras-le, fabricante de materiais de fricção em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, é possível perceber, já nos primeiros corredores que integram o processo de fabricação de pastilhas, sapatas, lonas, blocos e revestimentos, que a tolerância ao defeito é praticamente zero.

 

Além dos instrumentos tradicionais de medição e testes por amostragem que se repetem a cada etapa do processo, a empresa utiliza outros métodos para formar uma verdadeira barreira contra a possibilidade de erro.

O resultado destas práticas de verificação pode ser evidenciado pela meta de 43 PPM em 2013, ou seja, de cada 1 milhão de peças produzidas apenas 43 apresentam falhas percebidas pelo mercado montadora (o mercado mais exigente), número que deverá baixar ainda mais este ano, graças aos permanentes investimentos em controles e melhorias de processos.

Para o diretor Industrial e Tecnologia da Fras-le, Paulo Gomes, o baixo índice em PPM é resultado do esforço contínuo das equipes de Engenharia e da Qualidade. “Aliados aos treinamentos dos operadores, pelo tipo de material que trabalhamos e a complexidade do processo, atingir esta meta de PPM é muito bom. Todo esforço do time e os controles que colocamos na linha objetivam o defeito zero, porque mesmo 1 PPM causa transtornos como inspeção no cliente, embarques aéreos, devoluções e retrabalho,” comenta.

Uma das práticas para análise de defeitos nas peças produzidas é chamada de Mesas de Respostas Rápidas (ferramenta do QSB - Quality Systems Basics), espaços estrategicamente localizados na linha de produção que, no caso de constatação de qualquer lote suspeito, o mesmo seja isolado para análise. A prática de Resposta Rápida ocorre diariamente na primeira hora de trabalho, reunindo pessoal técnico (áreas de apoio) e área de produção para que eventuais problemas nos turnos anteriores possam ser resolvidos e não reincidam.

Na mesma linha, objetivando a qualidade total, por iniciativa da Fras-le agregou-se ao processo uma inspeção implantada com sucesso em todas suas unidades. É o Teste de Percussão, usado para identificação de problemas estruturais em lonas comerciais. O teste é realizado em 100% das lonas através de impacto em pontos específicos da superfície do produto, ação que pela ressonância gerada é possível saber se há falhas internas.

 

Para completar a gama de processos e sistemas para atingir o defeito zero, a Fras-le utiliza Inspeções por Sistema de Visão, processo em que uma câmera digital faz a análise completa das peças e avalia automaticamente se ela atende o padrão exigido. Peças que não atendem os padrões de qualidade são automaticamente descartadas e refugadas.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas