Ao percorrer qualquer um dos pavilhões da Fras-le, fabricante de materiais de fricção em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, é possível perceber, já nos primeiros corredores que integram o processo de fabricação de pastilhas, sapatas, lonas, blocos e revestimentos, que a tolerância ao defeito é praticamente zero.
Além dos instrumentos tradicionais de medição e testes por amostragem que se repetem a cada etapa do processo, a empresa utiliza outros métodos para formar uma verdadeira barreira contra a possibilidade de erro.
O resultado destas práticas de verificação pode ser evidenciado pela meta de 43 PPM em 2013, ou seja, de cada 1 milhão de peças produzidas apenas 43 apresentam falhas percebidas pelo mercado montadora (o mercado mais exigente), número que deverá baixar ainda mais este ano, graças aos permanentes investimentos em controles e melhorias de processos.
Para o diretor Industrial e Tecnologia da Fras-le, Paulo Gomes, o baixo índice em PPM é resultado do esforço contínuo das equipes de Engenharia e da Qualidade. “Aliados aos treinamentos dos operadores, pelo tipo de material que trabalhamos e a complexidade do processo, atingir esta meta de PPM é muito bom. Todo esforço do time e os controles que colocamos na linha objetivam o defeito zero, porque mesmo 1 PPM causa transtornos como inspeção no cliente, embarques aéreos, devoluções e retrabalho,” comenta.
Uma das práticas para análise de defeitos nas peças produzidas é chamada de Mesas de Respostas Rápidas (ferramenta do QSB - Quality Systems Basics), espaços estrategicamente localizados na linha de produção que, no caso de constatação de qualquer lote suspeito, o mesmo seja isolado para análise. A prática de Resposta Rápida ocorre diariamente na primeira hora de trabalho, reunindo pessoal técnico (áreas de apoio) e área de produção para que eventuais problemas nos turnos anteriores possam ser resolvidos e não reincidam.
Na mesma linha, objetivando a qualidade total, por iniciativa da Fras-le agregou-se ao processo uma inspeção implantada com sucesso em todas suas unidades. É o Teste de Percussão, usado para identificação de problemas estruturais em lonas comerciais. O teste é realizado em 100% das lonas através de impacto em pontos específicos da superfície do produto, ação que pela ressonância gerada é possível saber se há falhas internas.
Para completar a gama de processos e sistemas para atingir o defeito zero, a Fras-le utiliza Inspeções por Sistema de Visão, processo em que uma câmera digital faz a análise completa das peças e avalia automaticamente se ela atende o padrão exigido. Peças que não atendem os padrões de qualidade são automaticamente descartadas e refugadas.