A Ford anunciou o desenvolvimento de uma pesquisa de combustíveis alternativos limpos com benefícios ambientais similares aos de um carro elétrico. Ela visa testar o uso do éter para mover veículos com a mesma potência e desempenho dos modernos motores à combustão, com emissões quase zero.
Os combustíveis, testados em conjunto com o governo alemão, são o éter dimetílico (gás propelente não tóxico utilizado em aerossóis) e o éter oximetileno (líquido utilizado como um solvente). Gerados por biogás e gás natural , eles têm o potencial de produzir gerar emissões de partículas extremamente baixas e maior eficiência energética.
A tecnologia está sendo investigada em um projeto paralelo junto à Universidade de Aachen, na Alemanha, com pesquisas acerca da viabilidade de diferentes métodos de geração do éter dimelítico, visando à eficiência de conversão, os preços estimados e infraestrutura.
"O CO2 produzido por um carro movido com éter a partir de fontes renováveis pode ser comparado à quantidade gerada por um corredor de maratona cobrindo a mesma distância - mas com desempenho semelhante a um veículo a diesel", diz Werner Willems, especialista de sistemas de combustão da Ford Europa. "Este é um projeto que pode ajudar a criar veículos com uma redução significativa nas emissões de dióxido de carbono e de partículas, com custos acessíveis no mercado."
Os éteres quase não produzem partículas e têm características em comum com o diesel, o que permitiria a conversão de motores que utilizam o combustível, mantendo desempenho comparável.
"O crescimento da população mundial traz uma demanda sempre crescente de energia e especialmente de combustíveis fósseis. Combustíveis renováveis alternativos como os éteres terão um papel fundamental no futuro", diz Andreas Schamel, diretor de Pesquisa Global de Powertrain e Engenharia Avançada da Ford. "É seguro, queima mais limpo que o diesel convencional e, o mais importante, é versátil. A energia gerada pelo Sol, vento e outras fontes renováveis, pode ser armazenada no próprio combustível, o que permite o uso do éter em uma variedade de aplicações."