Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Ford Fiesta: o fim de uma história de 23 anos no Brasil

Ford Fiesta: o fim de uma história de 23 anos no Brasil

Com o encerramento da produção na planta de São Bernardo, a Ford deixará de produzir o modelo presente no mercado brasileiro há mais de duas décadas

Da redação
20 de fevereiro de 2019

A Ford anunciou nesta terça-feira (19) o fechamento de sua fábrica de São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo. Com isso, a produção do modelo presente no Brasil há 43 anos será descontinuada.

A decisão implica no encerramento das participações da montadora no segmento de caminhões na América do Sul, chegando ao fim também a produção das linhas Cargo, F-4000 e F-35.

Vale lembrar que recentemente a Ford já tinha anunciado o fim da produção do Focus na Argentina, na fábrica Pacheco, programada para maio de 2019.

“Sabemos que essa decisão terá um impacto significativo sobre os nossos funcionários de São Bernardo do Campo e, por isso, trabalharemos com todos os nossos parceiros nos próximos passos”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul. “Atuando em conjunto com concessionários e fornecedores, a Ford manterá o apoio integral aos consumidores no que se refere a garantias, peças e assistência técnica”, completou.

A trajetória do Ford Fiesta no Brasil

- O Fiesta chegou ao Brasil em sua terceira geração, em 1995, mas ainda sendo importado da Espanha. A versão tinha motorização 1.3. Sua produção no país se iniciou apenas em 1996, com a quarta geração do modelo;

- O primeiro modelo do Fiesta a ser fabricado em São Bernardo do Campo contava com os propulsores 1.3 Endura e 1.4 Zetec e carrocerias de duas ou quatro portas. Nesta geração surgiu o primeiro Fiesta Sedan ;

- A linha 1999 contou com a substituição dos motores pela linha Zetec Rocam 1.0 e 1.6 e uma pequena reestilização frontal;

- A quinta geração do Fiesta, em 2002, marcou a estreia da nova fábrica da Ford, em Camaçari, na Bahia, além de uma grande mudança visual e de porte;

- A linha 2008 do Fiesta não trouxe grandes novidades além de sua nova versão Trail;

- O modelo 2010 contou com uma nova reestilização;

- Em 2011 a Ford iniciou as vendas do New Fiesta no Brasil, importado do México. O modelo contava com motor 1.6 e uma identidade visual totalmente renovada. Mas somente em 2013 se iniciou a produção do New Fiesta no Brasil, modelo que contava com uma nova plataforma;

- No fim de 2016, a linha 2017 do Fiesta ganhou a moderna motorização 1.0 EcoBoost;

- Em 2017 o modelo ganhou sua última reestilização.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Durabilidade e Performance do Kit de Distribuição no Motor!
Pitstop
Pitstop
Cuidados essenciais com a bomba de combustível
Pitstop
Pitstop
Volkswagen Tera é o SUV mais vendido do Brasil em setembro de 2025