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  5. Fim da redução do IPI. O que muda?

Fim da redução do IPI. O que muda?

Com o anúncio do fim da redução do IPI, os valores dos veículos novos ficarão um pouco mais “salgados”. Confira as mudanças!

Da Redação
06 de janeiro de 2015

Muita gente aproveitou ao máximo a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis que vigorou no Brasil desde o ano de 2012, como forma de incentivar a indústria automobilística nacional e para adquirir o seu automóvel. No entanto, a redução do IPI chegou ao fim, o que significa que as compras de zero km em 2015 terão o valor do imposto cobrado.

Os veículos populares, que são os que mais vendem no país, passaram a ter o IPI na casa dos 7%, sendo que com a redução, o imposto para esta categoria de veículo ficava na casa dos 3%. Já para os modelos que utilizam motor flex (que usa tanto gasolina, quanto etanol), o valor do IPI passa para 11%, sendo que antes, com a redução, este valor correspondia a 9%. E por fim, os modelos que usam motores movidos exclusivamente à gasolina, que até o final de 2014, com a redução do IPI, cobravam taxa de 10%, agora cobram um valor de 13%.

Para tentar diminuir os impactos nas vendas com o término da redução do IPI, é bem provável que as concessionárias façam promoções regulares para manterem as vendas em um bom nível mesmo com o aumento no preço dos veículos zero km.  E também vale ressaltar que enquanto os estoques das concessionárias e das montadoras ainda estiverem cheios com modelos da safra anterior, a redução do IPI ainda será aplicada na prática, o que significa preços menores.

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