Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Fim da redução do IPI. O que muda?

Fim da redução do IPI. O que muda?


Com o anúncio do fim da redução do IPI, os valores dos veículos novos ficarão um pouco mais “salgados”. Confira as mudanças!

Da Redação
06 de janeiro de 2015

Muita gente aproveitou ao máximo a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis que vigorou no Brasil desde o ano de 2012, como forma de incentivar a indústria automobilística nacional e para adquirir o seu automóvel. No entanto, a redução do IPI chegou ao fim, o que significa que as compras de zero km em 2015 terão o valor do imposto cobrado.

Os veículos populares, que são os que mais vendem no país, passaram a ter o IPI na casa dos 7%, sendo que com a redução, o imposto para esta categoria de veículo ficava na casa dos 3%. Já para os modelos que utilizam motor flex (que usa tanto gasolina, quanto etanol), o valor do IPI passa para 11%, sendo que antes, com a redução, este valor correspondia a 9%. E por fim, os modelos que usam motores movidos exclusivamente à gasolina, que até o final de 2014, com a redução do IPI, cobravam taxa de 10%, agora cobram um valor de 13%.

Para tentar diminuir os impactos nas vendas com o término da redução do IPI, é bem provável que as concessionárias façam promoções regulares para manterem as vendas em um bom nível mesmo com o aumento no preço dos veículos zero km.  E também vale ressaltar que enquanto os estoques das concessionárias e das montadoras ainda estiverem cheios com modelos da safra anterior, a redução do IPI ainda será aplicada na prática, o que significa preços menores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Uso indevido do MEI pode gerar multas e impedir crescimento das oficinas mecânicas
Pitstop
Pitstop
O Volks Festival está de volta! O evento, que reúne experiências e condições especiais para os modelos da marca, abre as portas na nova temporada em São Paulo
Pitstop
Pitstop
BMW Série 3 celebra marco de 45 mil unidades produzidas no Brasil com nova cor: Arctic Race Blue