
As vendas do subcompacto Mobi foram abaixo das expectativas. Após um mês e meio do seu lançamento, o carro vendeu apenas 2.407. Para reverter este resultado e aumentar seu desempenho, a Fiat lançou o Mobi Way, versão aventureira da série. Seus valores partem de R$ 39.300, ou R$ 43.800 na configuração Way On. Mesmo com o alto preço, a montadora espera que a nova versão represente cerca de 40% da gama. Carlos Eugênio Dutra, diretor da Fiat, diz que o Way deverá estar nas concessionarias autorizadas a partir deste final de semana. Ele estima que as vendas do subcompacto alcancem 4 mil unidades nos próximos meses. As suas mudanças visuais estão presentes no rack no teto, molduras nas caixas de rodas, para-choques redesenhados e identificação na base da tampa traseira de vidro. Além disso, a suspensão foi elevada em 15 milímetros, e a dianteira ganhou barra estabilizadora. O componente tem a função de compensar o aumento de inclinação lateral em curvas, motivado pela elevação da carroceria. No interior, os bancos ganharam uma nova padronagem, e, na versão Way On, há console no teto (com porta-óculos e retrovisor embutido), e painel com detalhes em preto brilhante. Os pneus do modelo fogem do convencional – já que as versões aventureiras costumam ser equipadas com pneus diferentes do restante da série – e vem equipado com rodas 175/65 R14, idênticas aos do Mobi Easy e Like. Carlos Eugênio Dutra justifica dizendo que no momento da troca de pneus, o dono do carro tende a comprar modelos normais, que são mais baratos que os de uso misto. O modelo continua motorizado com o 1.0 Fire de quatro cilindros, 75 cavalos com etanol e 73 cv com gasolina. Como o torque é contido (9,9 mkgf com etanol), basta aparecer um leve aclive pela frente para o carro de 940 quilos perder ímpeto. Já o propulsor de três cilindros, que colocaria o veículo no mesmo nível que o VW Up!, por exemplo, ainda não tem data prevista para chegar. Sobre pontos negativos, o espaço no banco traseiro é bem restrito. As portas de trás têm bom ângulo de abertura (superior a 70 graus), porém a acomodação é dificultada. Além disso, o porta-malas é muito pequeno, tendo apenas 215 litros. Isso torna o subcompacto apenas um carro urbano. O acabamento é razoável. O uso de materiais plásticos com desenhos diferentes no painel disfarça a simplicidade. O banco do motorista possui regulagem de altura, assim como a coluna de direção. A transformação do smartphone do usuário em sistema multimídia é um dos pontos positivos do Way, porém teve sua chegada adiada para o mês que vem. De acordo com Carlos Eugênio Dutra, o dispositivo estava prometido para este mês, apresentou alguns problemas com a adaptação do sistema iOS (da Apple).
Veja alguns dos principais itens de série e opcionais:
Mobi Way
Série: ar-condicionado, direção hidráulica, chave canivete e computador de bordo.
Opcional: sistema de som com comandos no volante, Bluetooth e entradas USB e auxiliar.
Mobi Way On
Série: rodas de liga leve aro 14, console no teto, retrovisores elétricos, som com comandos no volante, Bluetooth e entradas USB e auxiliar, rodas de liga leve e sensor de obstáculos (não há opcionais).