Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Fatores que fazem o veículo puxar para um dos lados

Fatores que fazem o veículo puxar para um dos lados

Frenagem desigual está entre os fatores que podem ocasionar o problema

Leonardo David
17 de setembro de 2024

public/img/noticias/1-materia-sistema-direcao.jpg-847a


O sistema de freio é fundamental para garantir a segurança não só dos ocupantes do veículo, mas também no trânsito. Por isso, motoristas precisam ter especial atenção aos sinais de problemas na hora da frenagem, como por exemplo, quando o veículo puxa para um dos lados ao frear. “Diversos fatores podem contribuir para essa situação até mesmo pneus com calibragens diferentes, o que não poderia ser classificado como defeito e sim como um descuido do motorista, mas, em alguns casos, pode ser sinal de problema nos freios”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Fras-le. 

O que provoca essa situação e como resolver – Segundo Leite, diversos problemas podem levar a uma frenagem desigual entre as rodas, fazendo com que o veículo puxe para um dos lados. Entre as causas mais comuns estão o desgaste irregular ou acentuado de pastilhas e discos de freio, ajuste incorreto de lonas ou sapatas, e até mesmo vazamentos no circuito hidráulico do freio. Ligado a essa deficiência do freio em um dos lados, o excesso de carga transportada contribui para intensificar ainda mais esse desequilíbrio. 

O coordenador também ressalta que a falta de alinhamento da direção e folgas nos componentes da suspensão e direção são outras possíveis causas para o volante puxar para um lado. 

“A recomendação é, em qualquer sinal de anormalidade no uso, levar o veículo a um mecânico de confiança, para análise e solução do problema”

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?