Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Cursos EAD
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Banner WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2026. Todos Direitos Reservados
Termos de UsoPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Exame toxicológico: DETRANS e motoristas ainda aguardam posição

Exame toxicológico: DETRANS e motoristas ainda aguardam posição

A Lei deverá entrar em vigor no dia 1º de junho.

Da Redação
18 de maio de 2015

Faltando menos de um mês para a Lei 13.103, que determina que condutores que exerçam atividade remunerada nas categorias C, D e E se submetam a exames toxicológicos periódicos, entrar em vigor, ainda restam muitas dúvidas para os DETRANS e motoristas profissionais e elas aumentaram com a publicação da portaria nº 50 do Denatran, no Diário Oficial da União no último dia 30.

Segundo a publicação, foi suspenso o credenciamento dos laboratórios para realização dos exames, até mesmo nos que já que haviam sido aprovados. “Os Detrans precisam da regulamentação porque devem executar a Lei. Muitos, como o Paraná, já estavam em processo de implantação e tiveram de suspender”, explica o presidente da Associação Nacional dos Detrans e diretor-geral do Departamento paranaense, Marcos Traad.

Resta agora aos motoristas aguardar maiores informações, e o Denatran afirma que a exigência deverá ser cumprida, mas não esclarece se será possível iniciar o cumprimento até a data que a Lei entra em vigor, no dia 1º de junho.

De acordo com a portaria assinada pelo presidente do Denatran, Alberto Angerami, a resolução 517, de 29 de janeiro de 2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) conflita com a redação da Lei 13.103, de 2 de março do mesmo ano. A primeira previa que os exames fossem realizados por “entidades prestadores dos serviços laboratoriais”, enquanto a última estabelece que sejam feitos apenas em laboratórios credenciados ao Denatran.

“A decisão foi tomada para ser possível realizar análise mais minuciosa dos laboratórios e fazer a verificação dos textos para adequação ao que foi publicado na Lei conhecida como Lei dos Caminhoneiros”, diz a nota do Denatran, publicada pelo Ministério das Cidades. 

Leia também

  • Pequena, mas poderosa: como oficinas organizadas faturam mais sem precisar crescer em tamanho
  • Quanto fatura uma oficina mecânica e automotiva com uma boa gestão?
  • Carregamento de veículos elétricos e curiosidades sobre os carregadores
  • GNV de 5ª Geração: Vale a Pena em 2026? Tudo o Que Você Precisa Saber Antes de Converter

O exame
- Exame toxicológico que deve identificar o uso de substâncias psicoativas no organismo do motorista.

- O custo é em torno de R$270,00 a R$290,00 e deve ser apresentado na renovação da CNH a cada cinco anos, ou renovação de categoria.

- Poderá ser realizado pelo fio de cabelo ou pelas unhas para detectar diversos tipos de drogas e seus derivados, como a cocaína (Crack e Merla), maconha e derivados, morfina, heroína, ecstasy (MDMA e MDA), ópio, codeína, anfetamina (Rebite) e metanfetamina (Rebite). Além de outros elementos que poderão ser acrescidos em razão da descoberta das autoridades competentes. O exame é capaz de detectar substâncias usadas em um período de três meses.

- A realização e a identificação de substâncias psicoativas não constituem por si a inaptidão. Os motoristas podem estar utilizando medicamentos, sob prescrição médica, que possuam em sua composição algum elemento detectado pelo exame. Por esta razão, a quantidade e a duração do uso identificadas deverão ser submetidas à avaliação médica em clínica credenciada que emitirá um laudo final de aptidão do candidato a condutor.

Acessar Manuais Técnicos

Conteúdo
útil?

Faça login para avaliar

Foi útil?

Novos cursos EAD

Entenendo o Sistema de Suspensão
Driv

Entenendo o Sistema de Suspensão

Sistemas de Freios
Driv

Sistemas de Freios

Peças do Cliente?
Ultracar

Peças do Cliente?

Planejamento
Ultracar

Planejamento

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
HB20 1.6 não desenvolve após motor reformado: será que o problema está fora do motor?
HB20 1.6 não desenvolve após motor reformado: será que o problema está fora do motor?
06 de outubro de 2026
VW Polo demora para pegar e scanner sem falha pode esconder o problema; veja análise
VW Polo demora para pegar e scanner sem falha pode esconder o problema; veja análise
06 de outubro de 2026
Amortecedores de alta absorção: Como os off-road anulam impactos severos
Amortecedores de alta absorção: Como os off-road anulam impactos severos
06 de outubro de 2026
Chevette ou Kadett? A Conexão entre a GM Brasil e a Opel
Chevette ou Kadett? A Conexão entre a GM Brasil e a Opel
05 de outubro de 2026
Catalisador com baixa eficiência pode acender a luz de injeção e gerar retrabalho na oficina; veja avaliação
Catalisador com baixa eficiência pode acender a luz de injeção e gerar retrabalho na oficina; veja avaliação
05 de outubro de 2026