Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Etapas do serviço e cuidados na instalação do amortecedor

Etapas do serviço e cuidados na instalação do amortecedor

Equalização do amortecedor e ferramentas adequadas são alguns dos cuidados necessários

Leonardo David
17 de setembro de 2024

public/img/noticias/6-amortecedor-ideal.jpg-3bac


O amortecedor, um dos principais itens do sistema de suspensão, é responsável por amenizar os impactos sofridos pelo veículo em vias irregulares, essencial para ajudar a manter a estabilidade e dirigibilidade. Por isso, deve estar em boas condições para garantir a segurança dos ocupantes do automóvel. Para auxiliar reparadores na hora da manutenção, a Nakata apresenta algumas dicas de instalação do amortecedor. 

Inicialmente, segundo Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata, é preciso escorvar ou equalizar os amortecedores. Com a peça na vertical, basta descer a haste até o final e subir por cinco vezes ou até observar que não há vazios no deslocamento da haste. “Para checar se o ar foi removido, basta observar se a haste fica firme desde o início até o final do processo de descida.  Caso não esteja firme, será necessário repetir o movimento até sentir que o ar foi eliminado. Após equalizar o amortecedor, ele não deve mais ficar na horizontal senão o procedimento de equalização deverá ser realizado novamente”, comenta. No certificado de garantia que acompanha a peça há instruções detalhadas desse procedimento. 

Antes de apresentar o passo a passo da instalação, Leite alerta para o uso de ferramentas adequadas ao efetuar o aperto da porca superior do amortecedor. Existe no mercado um kit de ferramentas que cobre grande parte das peças existentes no mercado e são indicadas para segurar a haste no momento do torque final. Não se deve utilizar alicate pois ele provoca ranhuras na haste, podendo ocasionar rompimento do selo de vedação e vazamento do óleo. 

Primeiramente, é feita a instalação do calço mola, se houver, depois batente, coifa, mola, prato e coxim. 

Na suspensão McPherson, o amortecedor é preso em cima, depois embaixo, ou seja, a instalação é feita primeiro a parte superior e depois a inferior, lembrando que, em alguns modelos de veículo, o coxim tem posição de montagem. 

Em seguida, basta verificar com cuidado o aperto das peças, lembrando que o aperto final deve ser realizado com o veículo apoiado no solo. 

Esta e outras dicas de manutenção podem ser acessadas no site da Nakata no link: https://nakata.com.br/dicas/o-passo-a-passo-para-instalar-o-amortecedor. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas