Notícias
Vídeos

ETANOL OU GASOLINA?


Avaliar qual combustível tem o melhor custo-benefício é uma questão complexa e interpretativa, devido a vários aspectos técnicos do automóvel

Por: Da Redação - 13 de agosto de 2018

Há motoristas que optam pelo etanol pelo custo relativamente menor, embora seja um combustível de menor rendimento, enquanto outros condutores optam pela gasolina, que possui uma autonomia maior, embora seja mais cara no posto.

O etanol pode ser composto de diversas matérias-primas. Especificamente no Brasil, ele é feito a partir da cana-de-açúcar. Sua principal vantagem é o preço no posto, justamente por não estar exposto às variações internacionais do petróleo.

No estado de São Paulo, por exemplo, o preço médio do etanol tem sido de R$ 2,85 por litro (valor de julho/18), em média 32% menor que o da gasolina comum. Mas, se avaliarmos o rendimento desse combustível, encontraremos a sua principal desvantagem. Estima-se que o etanol renda 30% a menos que a gasolina comum.

Já a gasolina tem como principal matéria-prima o petróleo. Sua principal vantagem é o rendimento. A gasolina possui um poder calorífico maior que o do etanol, o que consequentemente faz com que seja um combustível de maior autonomia. Porém custa mais caro, em média R$ 1,65 a mais que o etanol, estando sujeita a variações diárias, o que envolve também uma dose de imprevisibilidade para o motorista que quer programar seus gastos.

Para calcular os percentuais e definir um combustível que mais valha a pena, podemos utilizar a fórmula dos 70. Essa teoria diz que o etanol será vantajoso quando custar menos que 70% do valor da gasolina. Notamos que atualmente, em média, o etanol tem custado 32% a menos. Ou seja, podemos interpretar que o etanol é, levemente, mais vantajoso que a gasolina no momento.

Lembrando que os valores do etanol e da gasolina têm uma variação muito grande de estado para estado. Então, na hora de reabastecer seu veículo, utilize a fórmula abaixo.

Preço do etanol x 100 / Preço da gasolina

Se o resultado for igual a 70, entende-se que há um equilíbrio entre o custo e benefício dos combustíveis.

Caso for menor que 70, a opção mais vantajosa será o reabastecimento com etanol.