Notícias
Vídeos

Encontro discute o futuro tecnológico do setor


Simpósio Sae está em sua 16ª edição e reúne profissionais da indústria, pesquisadores e universitários

Por: Da redação - 20 de outubro de 2018

Acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro o 16° Simpósio SAE BRASIL de Powertrain. Realizado no Parque Tecnológico, em Sorocaba, o encontro tem como proposta discutir novas possibilidade no mercado nacional acerca dos motores ciclo Otto e sistemas de transmissão. Além de palestras, o evento conta com minicursos e atividades interativas para maior absorção de informação do público.  

O Simpósio é feito pela SAE BRASIL e coordenado por Sérgio José Kramer, diretor de Engenharia do Produto da Eaton para América do Sul. Um dos objetivos do encontro é discutir e buscar soluções diante do Rota 2030, uma política de incentivo à modernização do setor automobilístico. 

“Uma expectativa da indústria é que o Rota 2030 potencialize o desenvolvimento da engenharia e reforce o uso do etanol para a melhoria da eficiência energética”, avalia Kramer. 

Confira abaixo a programação: 

MOTORES CICLO OTTO
 
24 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA) - AUDITÓRIO PRINCIPAL
 
08h – Cerimônia de Abertura
 
Painel 1
 
08h20 – Palestra “Mudança de Marchas Otimizadas para Economia de Combustível”, com Fernando Rovai, engenheiro de P&D de Powertrain da Volkswagen.
 
09h – Palestra “Engine-in-the-Loop Calibração e Ambiente de Testes – Desenvolvimento de Sistemas de Propulsão Futuros, Eficientes, Robustos e Adequados para RDE (Real Drive Emissions)”, com Daniel Guse, da FEV.
 
09h40 – Palestra “Tendências em Eletrificação para Turbos – eTurbo”, com Lauro Takabatake, diretor de Engenharia da BorgWarner.
 
10h50 – Palestra “Desafios em RDE (Real Drive Emissions) para o Mercado Brasileiro”, com Ariel Fortes, engenheiro de Desenvolvimento da AVL.
 
11h30 – Palestra “Overview de Futuros Lubrificantes para Economia de Combustível em Veículos de Passageiros”, com Ciro Galvão, gerente comercial da Idemitsu. 
 
13h40 – Palestra “O Mercado de Trabalho e a Retomada do Setor Automotivo”, com Débora Martins, especialista em Recrutamento da Robert Half.
 
14h20 – Palestra “Resultados Inovar-Auto e Perspectivas para o Rota 2030”, com Victor Silva, analista Sênior de Powertrain da IHS. Moderação de Fausto Neves, consultor da FN Consulting.
 
Painel 2 – Tendências em Powertrain
 
15h30 – Palestra “Melhorias no Motor PSA Puretech 1,2L Turbo – Resposta Transiente, Redução de Atrito e Confiabilidade”, com Josué Sena, gerente de Qualidade de Projeto da PSA.
 
16h – Palestra “Combustão ou Eletrificação? A Perspectiva do Poço-a-Roda”, com Marcos Clemente, gerente de P&D da MAHLE Powertrain.
 
16h30 – Palestra “Oportunidades dos Biocombustíveis para Novas Tecnologias de Motores”, com Roger Guilherme, gerente da Volkswagen. Moderação de Henrique Pereira, consultor da HBP Consulting.
 
17h30 – Encerramento
 
25 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA) – AUDITÓRIO 2
 
08h15 – Abertura
 
Painel 1 – Lubrificantes e Combustíveis
 
08h30 – Palestra “Aspectos Econômicos do Uso de Etanol de Alta Hidratação e Efeitos da Taxa de Compressão em Eficiência e Emissões de um Motor Ciclo Otto”, com Mario Martins, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
 
09h – Palestra “A Contribuição da Lubrificação para a Superlubricidade”, com Leandro Benvenutti, gerente de Contas da Infineum.
 
09h30 – Palestra “A Importância dos Combustíveis Aditivados nos Novos Motores”, com Ricardo França, coordenador técnico de Combustíveis da Ipiranga.
 
10h – Debate moderado por de Ciro Galvão, gerente comercial da Idemitsu.
 
Painel 2 – P&D em Motores
 
11h – Palestra “Controle do Consumo de Combustível e Emissões em Motor SI com Pré-câmara de Combustão”, com Vinícius Roso, doutorando pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
 
11h30 – Palestra “Reduzindo o Atrito e o Desgaste – Caminhos do Laboratório para Aplicações Reais”, com Roberto Martins de Souza, professor da Universidade de São Paulo (USP).
 
12h – Palestra “Estudo Experimental de um Motor com Ciclo de Dois Tempos com Válvulas Suspensas”, com Macklini Dalla Nora, professor adjunto do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
 
12h30 – Debate moderado por Clayton Zabeu, professor do Instituto Mauá de Tecnologia.
 
14h30 – Painel 3 – Eficiência Energética
 
Palestra “ROTA 2030: Soluções AVL para Alcançar Alta Eficiência com Foco no Etanol”, com Rafael Licen Santos, gerente da Engenharia de Desenvolvimento e Calibração de Powertrain da AVL.
 
Palestra “Redução de Consumo de Combustível – Case: Comparativo de Transmissões de 5 e 6 Marchas Aplicadas em Micro Ônibus Urbanos”, com Pedro Augusto Rodrigues, engenheiro líder de Projetos da Eaton.
 
Palestra “Ciclo de Vida de CO2 Associado ao Uso de Veículos Elétricos e a Etanol”, com Joaquim Seabra, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
 
Palestra “Tendências das Transmissões na Transformação do Powertrain”, com Renato França, gerente de Engenharia da Schaeffler.
 
Moderação de Francisco Nigro, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
 
16h30 – Encerramento
  
SISTEMAS DE TRANSMISSÕES
 
24 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA) – PROGRAMAÇÃO DE CURSOS – AUDITÓRIO 2
 
08h – Cerimônia de Abertura
 
08h20 – Curso “Conceitos de Transmissões”, com Leandro Perestrelo e Marco Barreto, ambos professores do Centro Universitário FEI.
 
09h20 – Curso “Absorvedores Centrífugos Pendulares de Vibração Torcional”, com Vinícius Simionatto, pesquisador da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
 
10h50 – Curso “Sincronização e Aquisição de Dados em Veículo”, com Guilherme Biagio, especialista em Sincronizadores da EATON.
 
11h50 – Curso “Veículo Autônomo”, com Dr. Marcelo Becker, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC-USP).
 
Moderação de Roberto Bortolussi, professor do Centro Universitário FEI.
 
13h50 – Café Interativo (atividades práticas)
1) Impressão 3D: 3D Criar, com Daniel Huamani, diretor de Tecnologia da 3D Criar.
2) Tecnologia Flex: Híbrido Flex - Prius (Toyota)
3) Transmissão Automática de 10 Velocidades: Mustang (Ford)
 
15h30 – Curso “Eficiência Energética em Rolamentos”, com Peterson Cardoso, engenheiro de Aplicação da NSK.
 
16h30 – Encerramento
 
25 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA) – PROGRAMÇÃO TÉCNICA – AUDITÓRIO PRINCIPAL
 
08h10 – Abertura
 
Bloco 1 – Conceitos de Transmissões: AT, CVT, TVD
 
08h30 – Palestra “Muito Além do Off Road: Sistemas de Tração Integral - 4WD & AWD”, com Demetrio Vettorazzo Neto, engenheiro-chefe assistente – Transmissões Manuais e Automáticas – da GM.
 
08h50 – Palestra “CVT DSG com Engrenagens – Aisin AI”, com Fausto Souza de Assis, supervisor de Operações da Aisin AI.
 
09h10 – Palestra “Aspectos da Manufatura de Transmissões – Case: Nova transmissão Manual Ford 1,5L – Manufatura 4.0”, com Marcelo Cardamoni, supervisor de Desenvolvimento de Produto da Ford.
 
Bloco 2 – Componentes de Transmissões: Materials, Actuation, Dog Clutch, NVH
 
10h30 – Palestra “Da Expectativa do Cliente de Transmissão até a Especificação Técnica do Material: Encontrar um Caminho entre Muitos”, com Eduardo Nunes, líder de Grupo da General Motors.
 
11h – Palestra “Capacidade de Desenvolvimento e Simulação de Hardware de Transmissão: Melhoria da Eficiência Energética do Veículo”, com Felipe Oliveira, engenheiro de Drive Quality – Powertrain da General Motors do Brasil.
 
11h30 – Palestra “Transmissões de Tratores – Manual/ Automática – D8”, com Jorge Tadeu Berno Jr., engenheiro de Processos da Caterpillar.
 
13h – Palestra “Juntas para Transmissões de Veículos Elétricos”, com Roberto Kenji Hayashi, gerente de Desenvolvimento de Produto e Novas Tecnologias da Sabó.
 
13h30 – Palestra “A Simulação de Fundição Focada na Engenharia de Produto”, com Ozenias Santos Silva, projetista mecânico da ZF.
 
Debate moderado por Ricardo Vaz dos Santos Júnior, supervisor de Calibração de Powertrain da Ford.
 
14h30 – Bloco 3 – Fórum Aberto de Tecnologia: Eficiência Energética
 
Palestra “ROTA 2030: Soluções AVL para Alcançar Alta Eficiência com Foco no Etanol”, com Rafael Licen Santos, gerente da Engenharia de Desenvolvimento e Calibração de Powertrain da AVL.
 
Palestra “Redução de Consumo de Combustível – Case: Comparativo de Transmissões de 5 e 6 Marchas Aplicadas em Micro Ônibus Urbanos”, com Pedro Augusto Rodrigues, engenheiro líder de Projetos da Eaton.
 
Palestra “Ciclo de Vida de CO2 Associado ao Uso de Veículos Elétricos e a Etanol”, com Joaquim Seabra, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
 
Palestra “Tendências das Transmissões na Transformação do Powertrain”, com Renato França, gerente de Engenharia da Schaeffler.
 
Moderação de Francisco Nigro, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
 
16h30 – Encerramento