Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Em época de baixas temperaturas, o cuidado com o sistema de arrefecimento do motor não pode ser esquecido

Em época de baixas temperaturas, o cuidado com o sistema de arrefecimento do motor não pode ser esquecido


Mesmo no frio, é preciso ter cuidado com o sistema de arrefecimento do motor

Da Redação
17 de junho de 2015

Em época de baixas temperaturas, algo que não pode ser esquecido é o cuidado com o sistema de arrefecimento do motor. Esse descaso pode acabar saindo caro, pois se o veículo “ferver” e o propulsor fundir, o custo desse reparo pode passar dos R$ 1 mil, enquanto as revisões saem em torno de R$ 120,00.

É preciso ficar atento ao fluído – mistura de água e etilenoglicol - desse sistema, que é composto por radiador, válvula termostática, interruptores térmicos, mangueiras e outros.

Esse aditivo aumenta o ponto de ebulição do líquido para mais de 100 graus, evitando falhas na troca de calor do radiador com o ambiente, e também protege as partes metálicas contra a corrosão, além de prolongar a durabilidade das peças de borracha, como as mangueiras.

“É normal que o nível baixe discretamente por evaporação e, nesse caso, é possível repor a diferença com água comum. Porém, vazamentos requerem aditivo.”, diz o supervisor de serviços da Ford, Reinaldo Nascimbeni.

Outras situações que fazem com que o fluído suma são mangueiras ressecadas, conexões frouxas ou tampa do reservatório com defeito. E nunca se deve abrir o radiador com o motor quente, pois a pressão pode fazer com que a água fervente seja jorrada para fora.

A parte elétrica também necessita de cuidados, e poças d’água sob o carro são um dos sinais de que o sistema não está em ordem.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Luporini celebra os 30 anos da ASH com evento exclusivo na Roda Rico
Pitstop
Pitstop
Centro Global de Biomobilidade da MAHLE completa seu primeiro ano com sucesso
Pitstop
Pitstop
SEG Automotive é Reconhecida pela Toyota como Fornecedor Estratégico – Rank A