Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Em época de baixas temperaturas, o cuidado com o sistema de arrefecimento do motor não pode ser esquecido

Em época de baixas temperaturas, o cuidado com o sistema de arrefecimento do motor não pode ser esquecido

Mesmo no frio, é preciso ter cuidado com o sistema de arrefecimento do motor

Da Redação
17 de junho de 2015

Em época de baixas temperaturas, algo que não pode ser esquecido é o cuidado com o sistema de arrefecimento do motor. Esse descaso pode acabar saindo caro, pois se o veículo “ferver” e o propulsor fundir, o custo desse reparo pode passar dos R$ 1 mil, enquanto as revisões saem em torno de R$ 120,00.

É preciso ficar atento ao fluído – mistura de água e etilenoglicol - desse sistema, que é composto por radiador, válvula termostática, interruptores térmicos, mangueiras e outros.

Esse aditivo aumenta o ponto de ebulição do líquido para mais de 100 graus, evitando falhas na troca de calor do radiador com o ambiente, e também protege as partes metálicas contra a corrosão, além de prolongar a durabilidade das peças de borracha, como as mangueiras.

“É normal que o nível baixe discretamente por evaporação e, nesse caso, é possível repor a diferença com água comum. Porém, vazamentos requerem aditivo.”, diz o supervisor de serviços da Ford, Reinaldo Nascimbeni.

Outras situações que fazem com que o fluído suma são mangueiras ressecadas, conexões frouxas ou tampa do reservatório com defeito. E nunca se deve abrir o radiador com o motor quente, pois a pressão pode fazer com que a água fervente seja jorrada para fora.

A parte elétrica também necessita de cuidados, e poças d’água sob o carro são um dos sinais de que o sistema não está em ordem.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Volkswagen Tera é o SUV mais vendido do Brasil em setembro de 2025
Pitstop
Pitstop
Fiat Fiorino completa 45 anos: uma trajetória de liderança, inovação e versatilidade no Brasil
Pitstop
Pitstop
Importância e Processo de Fabricação de Cabeçote de Motores