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  5. Elétrico, BMW i3 chega com preço de 9 populares e isenção do rodízio em SP

Elétrico, BMW i3 chega com preço de 9 populares e isenção do rodízio em SP

Além dele, trará também o esportivo híbrido i8, mas apenas por encomenda e a preço quase proibitivo

Da Redação
12 de setembro de 2014

Foto: Murilo Góes / UOLA BMW não quis esperar. Antes mesmo da definição sobre um possível plano de subsídios do Governo Federal (responsável pelo IPI) para veículos movidos a energia alternativa, que pode sofrer mudanças de rumo dependendo do resultado da eleição presidencial de outubro, a montadora alemã resolveu servir de "cobaia" ao lançar no Brasil, nesta quarta-feira (10), o i3, primeiro carro elétrico do país vendido no varejo.

Além dele, trará também o esportivo híbrido i8, mas apenas por encomenda e a preço quase proibitivo. Antes da dupla, já circulavam pelas ruas brasileiras algumas unidades do Nissan Leaf, também 100% elétrico, porém em número bem restrito e caráter experimental, destinado só a frotas de táxi e à polícia do Rio de Janeiro. Ou seja: não há venda do modelo da marca japonesa.

Além deles, também estão no mercado híbridos como o Toyota Prius e seu "primo" de luxo Lexus CT200h, bem como o sedã Ford Fusion Hybrid -- os três disponíveis ao consumidor.

Quem pode comprar
O i3 estará disponível em concessionárias de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Joinville (SC), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Brasília (DF), em duas versões:

- BMW i3 Rex Entry: R$ 225.950

Inclui seis airbags, ar-condicionado, controle de estabilidade e tração, freios com sistema ABS (antitravamento) e anticolisão (frenagem automática), teto solar, sistema de som, faróis de LED, sensor de estacionamento traseiro, rodas aro 19 polegadas, central multimídia com tela de 10,25 polegadas e NAVEGADOR GPS, e controle de cruzeiro. Estará disponível nas cores branco Capparis, prata Ionic, prata Andesit, cinza Arravani e cinza Laurus.

- BMW i3 Rex Full: R$ 235.950

Acrescenta ao pacote anterior as rodas aro 20, sensor de estacionamento frontal e traseiro, câmera de ré, controle de cruzeiro adaptativo, acabamento interno diferenciado e opção exclusiva de cor laranja Solaris.

Ou seja, sem a ajuda governamental, a montadora diz não ter conseguido cumprir o plano -- revelado a UOL Carros no último Salão de Detroit -- de trazê-lo abaixo dos R$ 200 mil, e não possui expectativas de reverter essa realidade em curto prazo, conforme admitiram os executivos da fabricante durante o lançamento, realizado na capital paulista.

Ecologia ainda é luxo no Brasil
Para servir de referência, apenas no período inicial de vendas europeu foram encomendadas dezenas de milhares de unidades (no primeiro mês do ano, mais de 10 mil foram vendidas só no Reino Unido). Por lá, o i3 custa cerca de 35 mil euros (cerca de R$ 105 mil limpos) e há incentivos pontuais concedidos por alguns países (Portugal, Alemanha, Reino Unido, entre outros).

No cenário brasileiro, a BMW nutre expectativas modestas para o i3 -- para este ano, os planos são vender por volta de 100 unidades. E nem há por que esperar mais: além da cautela em relação às cotas de importação do Inovar-Auto, não há como achar que um veículo nove vezes mais caro que um popular como o Fiat Palio Fire (R$ 25.070) terá demanda intensa. E, claro, ainda falamos de um carro de imagem, de uma marca de luxo.

Entenda a isenção do rodízio 
Sancionada em maio pelo prefeito Fernando Haddad (PT), a Lei 15.997/14 prevê que carros elétricos, híbridos e a célula de hidrogênio emplacados na cidade de São Paulo recebam de volta 50% do IPVA pago (a parte que cabe à Prefeitura, já que o imposto é estadual) e sejam liberados do rodízio. A devolução do IPVA é limitada a R$ 10 mil e vale 5 cinco anos. O carro não pode custar mais de R$ 150 mil. 

 

 

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