O FBI e a NHTSA (agência de segurança de transporte dos EUA) emitiram um alerta a respeito do crescimento do risco de ataques de hackers contra veículos.
"O FBI e a NHTSA estão alertando o público e fabricantes - de veículos, componentes de veículos e outros aparelhos - para manterem atenção sobre potenciais riscos e ameaças relacionadas a tecnologias de veículos conectados", afirmaram as duas agências.
Em 2015, a FCA realizou o recall de 1,4 milhão de veículos nos EUA para instalação de software que tenta impedir uma invasão. No mesmo ano, a GM atualizou um aplicativo de smartphone cuja brecha de segurança poderia permitir que um hacker assumisse o controle de algumas funções do Volt. E A BMW consertou uma falha de segurança que permitia a abertura remota da porta de até 2,2 milhões de veículos da marca.
"Apesar de nem todos os incidentes poderem resultar em risco à segurança, como um hacker assumir o controle de um veículo, é importante que os consumidores tomem as medidas apropriadas para minimizar o risco", disse o FBI no alerta.
Também segundo o comunicado do FBI, criminosos podem explorar atualizações de software de veículos por meio de e-mails falsos "para proprietários que estejam buscando obter atualizações legítimas. Em vez disso, os destinatários dos e-mails podem acabar sendo enganados ao clicarem em links para sites perigosos ou abrirem anexos que contenham softwares malignos".