Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Diferenças entre motores DOHC e SOHC

Diferenças entre motores DOHC e SOHC


Entenda o funcionamento e características dos dois tipos de motorização

da redação
17 de maio de 2016

As siglas significam Double Over Head Camshaft (duplo comando de válvulas no cabeçote) e Single Over Head Camshaft (comando de válvulas simples no cabeçote). Além disso, também há o OHV, de Over Head Valves (válvulas no cabeçote). Para identificar a função de cada uma, basta observar: quando a abertura e o fechamento das válvulas são feitos direto por uma árvore de comando de válvulas, trata-se do SOHC . Este recurso é bastante usado nos atuais motores de duas válvulas por cilindro. Já em cabeçotes de quatro válvulas por cilindro é mais comum a utilização de duas árvores: uma para as válvulas de admissão e outra para as de escape. Isto caracteriza um motor DOHC. O OHV é o sistema mais antigo, onde a árvore não fica no cabeçote, mas sim no bloco. Dessa forma, ele não comandará as válvulas diretamente e sim por meio de varetas e balancins. Ele tem a vantagem de ser um sistema mais robusto, barato e de baixa manutenção, para motores com duas válvulas por cilindro. O OHC já é mais moderno, silencioso e preciso. Também existe o menos conhecido F-Head, que possui válvulas de admissão no cabeçote e de escape no bloco, caso do antigo Aero-Willys com seu motor de 2 600 cm3.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Centro Global de Biomobilidade da MAHLE completa seu primeiro ano com sucesso
Pitstop
Pitstop
SEG Automotive é Reconhecida pela Toyota como Fornecedor Estratégico – Rank A
Pitstop
Pitstop
Fazer compras no CPF e Vendas na máquina utilizando o CPF pode custar caro para você dono de oficina!