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Diferenças entre motores DOHC e SOHC

Entenda o funcionamento e características dos dois tipos de motorização

da redação
17 de maio de 2016

As siglas significam Double Over Head Camshaft (duplo comando de válvulas no cabeçote) e Single Over Head Camshaft (comando de válvulas simples no cabeçote). Além disso, também há o OHV, de Over Head Valves (válvulas no cabeçote). Para identificar a função de cada uma, basta observar: quando a abertura e o fechamento das válvulas são feitos direto por uma árvore de comando de válvulas, trata-se do SOHC . Este recurso é bastante usado nos atuais motores de duas válvulas por cilindro. Já em cabeçotes de quatro válvulas por cilindro é mais comum a utilização de duas árvores: uma para as válvulas de admissão e outra para as de escape. Isto caracteriza um motor DOHC. O OHV é o sistema mais antigo, onde a árvore não fica no cabeçote, mas sim no bloco. Dessa forma, ele não comandará as válvulas diretamente e sim por meio de varetas e balancins. Ele tem a vantagem de ser um sistema mais robusto, barato e de baixa manutenção, para motores com duas válvulas por cilindro. O OHC já é mais moderno, silencioso e preciso. Também existe o menos conhecido F-Head, que possui válvulas de admissão no cabeçote e de escape no bloco, caso do antigo Aero-Willys com seu motor de 2 600 cm3.

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