A Michelin, aderindo ao tema “Seja você a mudança no trânsito”, da Semana do trânsito 2015 (18 a 25 de setembro), chamou Flávio Santana, gerente de Marketing Produto da Michelin América do Sul, para dar algumas dicas de segurança importantes para os motoristas:
“É imprescindível fazer uma revisão mecânica. Além do estado dos pneus, é necessário verificar se todas as luzes estão funcionando, se os limpadores de pára-brisa não estão ressecados, se a água do radiador e o nível de óleo do motor estão completos e se os sistemas de direção e freios estão em perfeito estado”, explica Flávio.
Os pneus merecem cuidado especial, já que são o único ponto de contato do veículo com o solo. “É preciso atenção nas frenagens e curvas, principalmente se o piso estiver molhado. Os pneus devem estar sempre em perfeito estado, levando em conta sua calibragem e vida útil”, afirma Santana.
A calibragem deve ser feita quinzenalmente ou antes de pegar a estrada, pois se a pressão não estiver adequada, os pneus se desgastam rapidamente, a dirigibilidade e o comportamento do veículo ficam comprometidos. “O estepe também precisa estar em boas condições, para ser utilizado em qualquer emergência”, alerta o profissional.
Para verificar o tempo de vida dos pneus, o motorista deve checar o TWI – Tread Wear Indicator (“Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem”), uma pequena seta, ou a sigla na lateral do pneu, que mostra uma área elevada entre os sulcos. Se o pneu estiver no mesmo nível da elevação, está na hora de trocar.
Estes sulcos servem, principalmente, para que a água da pista não provoque a aquaplanagem. Quanto maior a profundidade, maior a capacidade de escoamento e menor a probabilidade de perda de aderência em piso molhado, garantindo mais segurança ao motorista. “Seguindo essas dicas, a chance de ocorrerem acidentes diminui”, conclui Santana.