Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Dicas Michelin para segurança no trânsito 

Dicas Michelin para segurança no trânsito 

Flávio Santana, gerente de Marketing Produto da Michelin América do Sul, dá algumas dicas de segurança importantes para os motoristas

Da redação
18 de setembro de 2015

A Michelin, aderindo ao tema “Seja você a mudança no trânsito”, da Semana do trânsito 2015 (18 a 25 de setembro), chamou Flávio Santana, gerente de Marketing Produto da Michelin América do Sul, para dar algumas dicas de segurança importantes para os motoristas: 

“É imprescindível fazer uma revisão mecânica. Além do estado dos pneus, é necessário verificar se todas as luzes estão funcionando, se os limpadores de pára-brisa não estão ressecados, se a água do radiador e o nível de óleo do motor estão completos e se os sistemas de direção e freios estão em perfeito estado”, explica  Flávio. 

Os pneus merecem cuidado especial, já que são o único ponto de contato do veículo com o solo. “É preciso atenção nas frenagens e curvas, principalmente se o piso estiver molhado. Os pneus devem estar sempre em perfeito estado, levando em conta sua calibragem e vida útil”, afirma Santana.

A calibragem deve ser feita quinzenalmente ou antes de pegar a estrada, pois  se a pressão não estiver adequada, os pneus se desgastam rapidamente, a dirigibilidade e o comportamento do veículo ficam comprometidos. “O estepe também precisa estar em boas condições, para ser utilizado em qualquer emergência”, alerta o profissional.

Para verificar o tempo de vida dos pneus, o motorista deve checar o TWI – Tread Wear Indicator (“Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem”), uma pequena seta, ou a sigla na lateral do pneu, que mostra uma área elevada entre os sulcos. Se o pneu estiver no mesmo nível da elevação, está na hora de trocar.

Estes sulcos servem, principalmente, para que a água da pista não provoque a aquaplanagem. Quanto maior a profundidade, maior a capacidade de escoamento e menor a probabilidade de perda de aderência em piso molhado, garantindo mais segurança ao motorista. “Seguindo essas dicas, a chance de ocorrerem acidentes diminui”, conclui Santana. 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Volkswagen Tera é o SUV mais vendido do Brasil em setembro de 2025
Pitstop
Pitstop
Fiat Fiorino completa 45 anos: uma trajetória de liderança, inovação e versatilidade no Brasil
Pitstop
Pitstop
Importância e Processo de Fabricação de Cabeçote de Motores