Parte dos modernos sistemas de injeção eletrônica diesel, os injetores são os responsáveis por receberem combustível de alta pressão de um trilho comum (o common rail) e injetá-lo de forma precisa na câmara de combustão do motor, permitindo um controle eletrônico sofisticado do combustível, resultando em maior eficiência energética, melhor desempenho, redução de emissões e otimização do consumo de combustível.
No entanto, o entupimento ou corrosão dessas peças do sistema de injeção comprometem o desempenho do veículo e podem danificar seriamente todo o conjunto, caso a reparação não seja feita rapidamente.
Segundo o consultor técnico da Devoc, Lucas Schmitd, a manutenção de injetores Common Rail exige alguns procedimentos fundamentais para garantir maior eficiência e sucesso do reparo. Alguns erros devem ser evitados durante o serviço de reparação, como a falta de limpeza e a negligência com o torque de aperto.
Após a retirada do injetor, é importante higienizá-lo, realizar uma limpeza com ultrassom, enxaguar e secar bem antes do processo de montagem.
Já durante a montagem, deve-se padronizar os apertos tanto da porca capa quanto da bobina e da porca interna. Dessa maneira, cria-se um padrão de montagem facilitando na hora dos ajustes e medições internas do componente.
O especialista da Devoc, marca brasileira com tecnologia alemã de peças para reposição de bombas injetoras e injeção eletrônica para motores a diesel, ainda indica o uso dos calços de ajuste, que facilita e agiliza a manutenção dos injetores, evitando o lixamento do calço, além de facilitar o encontro da medida correta no momento da reparação do injetor Common Rail.