Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Dentro da fábrica que marcou o início da Volkswagen no Brasil

Dentro da fábrica que marcou o início da Volkswagen no Brasil

Uma imersão na unidade de São Bernardo do Campo, onde tradição e tecnologia se unem para moldar o futuro automotivo

Leonardo David
04 de novembro de 2025
Imagem sem descrição

Localizada em São Bernardo do Campo (SP), a planta da Volkswagen, conhecida como unidade “Anchieta” representa um marco histórico e tecnológico na história da mobilidade no Brasil. Ela foi a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha.

A visita que realizamos permitiu experimentar, de modo controlado e sob sigilo, o ambiente produtivo, os processos industriais, as inovações em tecnologia de informação e integração de veículos conectados, além de perceber a ambiência de legado automotivo presente no local.

Um pouco de contexto histórico

  1. A presença da Volkswagen no Brasil teve início em 1953.
  2. A unidade de São Bernardo do Campo, inaugurada em 1959, foi a primeira planta fora da Alemanha e tornou-se um símbolo da expansão internacional da marca.
  3. Ao longo das décadas, essa fábrica produziu diversos modelos que marcaram a história automobilística do Brasil — como o fusca, a kombi, o Gol, entre outros.
  4. Em 2024, a unidade completou 65 anos, tendo já produzido mais de 14,7 milhões de veículos até então.
  5. Em 2023, a marca alcançou 25 milhões de veículos fabricados no Brasil.

A experiência da visita


Imagem sem descrição

Durante o percurso, sob acordos de confidencialidade, fomos conduzidos por diferentes etapas da produção, bem como pela área de tecnologia de informação e inovação da Volkswagen, o que permite compor o relato a seguir.

Garagem de Clássicos
Logo no início do tour, visitamos a chamada garagem interna da Volkswagen, um espaço dedicado à preservação da história da marca. Ali estão expostos diversos veículos clássicos e raros, muitos deles restaurados com extremo cuidado devido à sua importância e raridade. Entre os modelos que tivemos a oportunidade de ver estavam o Fusca Itamar, o rarissímo SP1, o Gol GTI e o Golf GTI, além de exemplares marcantes como o Gol “Last Edition”, a Variant II, Kombi Corujinha e a “Last Edition” da mesma linha. Também chamaram atenção a Saveiro G2, a Parati GLS e o projeto “Gol BY”, que apresenta uma carroceria diferente do tradicional Gol quadrado. Por fim, o curioso Mini Gol, criado para uma campanha especial, completava o acervo como um exemplo criativo da identidade publicitária da Volkswagen.

Essa galeria permite ao visitante perceber o orgulho da marca pelo seu passado, bem como o elo entre tradição e inovação. 

Área de Tecnologia da Informação “VW Tech”

Fomos então encaminhados à área de TI da Volkswagen, designada como VW Tech, que concentra iniciativas de conectividade, softwares e serviços digitais integrados aos veículos.

O desenvolvimento do assistente virtual de IA denominada “Otto”, integrada aos veículos Volkswagen, o que demonstra a convergência entre hardware automotivo e software embarcado.

Visita à Linha de Produção


Imagem sem descrição

A parte central da visita foi a observação do processo fabril da planta Anchieta. A seguir, os principais pontos, sob o compromisso de respeitar as restrições de confidencialidade:

  1. Produção diária: a unidade produz mais de 900 veículos por dia e o tempo médio de montagem de um veículo completo gira em torno de 24 horas.
  2. Estamparia / montagem da carroceria: chapas de aço chegam à planta, passam por moldagem, soldagem e aplicação de cola estrutural, robôs e operadores humanos trabalham juntos no monobloco. (“Estamparia” parece o termo mais correto para a fase inicial de conformação das chapas, ao invés de “chaparia”).
  3. Transportadores e esteiras: sistemas de esteiras automatizadas transportam sub-conjuntos da carroceria entre os diversos setores.
  4. Pintura: localizada em setor totalmente isolado para evitar contaminação por poeira, garantindo a qualidade da superfície e acabamento dos veículos.
  5. Montagem final: montagem de vidros, forros de porta, suspensão, rodas e pneus, conjunto powertrain + carroceria, lanternagem etc.
  6. Verificação e qualidade: após montagem, há cabines de teste (alinhamento, suspensão, rodagem) e verificação de sistemas eletrônicos para assegurar que cada veículo sai conforme padrão de qualidade.

Modelos Atuais Produzidos na Unidade

De acordo com dados oficiais da Volkswagen do Brasil, a unidade Anchieta em São Bernardo do Campo produz os modelos Volkswagen Nivus, Polo, Virtus e Saveiro que está sendo fabricada a mais de 40 anos.


Imagem sem descrição

No que diz respeito à motorização, a Volkswagen do Brasil vem trabalhando com famílias consolidadas e em evolução. Por exemplo, os motores da linha TSI que combinam turbo, injeção direta e arquitetura “downsizing”.

Destacados por oferecerem durabilidade e desempenho maior com menor consumo, graças a injeção sob alta pressão e bloco mais compacto.

Vale destacar que:

  1. O modelo Polo GTS teve produção encerrada em novembro de 2024 na planta de São Bernardo.
  2. A unidade também está programada para produzir os primeiros veículos híbridos da marca no Brasil a partir de 2027.

A visita à planta da Volkswagen em São Bernardo do Campo mostrou como tradição e tecnologia se encontram em um processo produtivo altamente automatizado e eficiente. Robôs, sistemas digitais e equipes especializadas trabalham em sincronia para garantir qualidade em cada etapa da estamparia à montagem final.

Em um ciclo que leva cerca de 24 horas por veículo, a unidade combina precisão, inovação e sustentabilidade, mantendo-se como um dos principais pilares da Volkswagen no Brasil e preparada para os desafios do futuro automotivo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Modelos de Caixa de Direção
Pitstop
Pitstop
Champion está de volta ao Brasil!
Pitstop
Pitstop
Dentro da fábrica que marcou o início da Volkswagen no Brasil