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Cuidados na instalação dos amortecedores

Uso de ferramentas inadequadas, falta de escoramento, erro de posicionamento na montagem estão entre os principais problemas na hora da instalação do amortecedor

Da Redação
05 de fevereiro de 2021

Durante a instalação do item de suspensão, um fato que não pode acontecer é travar a haste com o alicate para o aperto da porca superior. “Esta ação provoca danos irreversíveis ao amortecedor, pois a haste é polida e cromada para tornar o atrito com o vedador o mais suave possível”, comenta Jair Silva, consultor técnico da Nakata. É fundamental usar somente ferramentas adequadas para travar a haste. Em hipótese alguma utilizar o alicate ou qualquer outro tipo de ferramenta no corpo da haste, pois poderia provocar vazamento de óleo e perda da ação e da garantia.

O kit de reparo para amortecedor, composto por coifa, coxim e batente, deve ser observado. Todos os itens apresentam funções importantes – a coifa protege a haste, o batente de poliuretano funciona como mola auxiliar e o coxim ajuda a absorver impactos provocados pelas irregularidades do piso. “Com o tempo de uso os componentes do kit, ressecam e se desgastam e podem  ocasionar desgaste de pneus e ruídos”, afirma.O reparador também deve ter especial atenção ao fazer o escorrimento do amortecedor para eliminar a presença de ar no tubo interno. Silva explica que para realizar o procedimento é necessário movimentar a haste em todo o seu curso por cinco vezes ou até notar que o deslocamento está uniforme, sem  vazios. “Instalar a peça sem escovar ocasiona funcionamento irregular, dando a impressão de que está sem ação”, reforça.

É preciso se atentar a outros detalhes, pois alguns desses itens têm posição de montagem. Silva, alerta: “Se montar invertido, pode criar uma série de divergências na geometria, danos ao amortecedor e provocar ruídos”.

 

Responsável pela parte de sustentação da carroceria, a mola atua sob tensão mesmo com o carro parado. “Ela também absorve as irregularidades do solo e deve ser trocada quando há interferência de elo, muitas vezes, o carro fica até torto”, comenta o técnico. 

A recomendação é verificar o estado geral da mola, se os elos não estão marcados se há trincas ou qualquer indicação de problema, pois a perda de eficiência, além de sobrecarregar o batente, compromete a estabilidade do veículo. Silva, destaca: “Ao verificar fadiga na mola será preciso substituí-la já que, caso a troca não seja efetuada ocasionaria comprometimento dos outros componentes, como o batente e o próprio amortecedor ”.

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