Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A obrigatoriedade do chip rastreador e bloqueador nos carros zero km, que passaria a valer a partir de maio do ano que vem, foi suspensa pelo governo federal. A Justiça considerou o equipamento um risco à privacidade e a resolução do Contran já foi publicada no Diário Oficial da União.
A ideia do Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos (Simrav) é prevenir furtos/roubos e ter um maior controle da frota. Os veículos seriam identificados por radiofrequência, por meio do chip, antenas leitoras, centrais de processamento e sistemas informatizados de monitoramento, através de leitores instalados em pontos estratégicos.
Mas o Simrav não é a mesma coisa que o Siniav (Sistema Nacional de Identificação de Veículos), que também exige a instalação de chips em carros, motos e caminhões, mas não apenas em veículos novos e não faz uso do GPS.
Essa já é a segunda medida do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que suspende exigências de novos equipamentos em veículos. A primeira foi o fim da obrigatoriedade de instalação de extintores tipo ABC, no mês passado.