Novo carro-conceito da Volkswagen, apresentada em janeiro na feira de tecnologia CES, deve ser lançada antes de 2020. Dzemal Sjenar, engenheiro de desenvolvimento de produto da VW e responsável pelos concept cars, explica a relevância do Budd-e:
“A plataforma é o que realmente conta aqui, não necessariamente o modelo em si”, diz ele sobre o protótipo que traz um simpático ar de Kombi moderna, criado para atrair atenções nos EUA, onde ela é muito querida. Logo depois, o chefe do desenvolvimento de elétricos e eletrônicos da marca, Volkmar Tanneberger, adiantou que o visual terá linhas muito próximas às do conceito Budd-e. A Kombi irá inaugurar a nova plataforma da futura gama de carros elétricos da marca. A Modular Electric Kit (MEB) é uma base que traz um motor no eixo dianteiro e outro no traseiro e, entre eles, uma bateria longa, larga e achatada, que funciona quase como o assoalho do carro, similar à arquitetura da Tesla. São duas grandes vantagens destacadas nessa configuração: um baixo centro de gravidade, que ajuda a melhorar o comportamento em estrada, e um posicionamento que libera muito espaço tanto no habitáculo como no porta-malas. A estrutura lembra a Kombi original de 1949.