Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Confira os sinais que indicam problemas no sistema de lubrificação do veículo

Confira os sinais que indicam problemas no sistema de lubrificação do veículo

Luz acesa no painel ou ruídos originados no motor é o alerta para algum problema no sistema de lubrificação

Da Redação
10 de maio de 2021

Essencial no repertório de todo reparador, o diagnóstico do sistema de lubrificação é uma das principais análises realizadas pelo profissional da oficina. Como você já sabe, esse é o conjunto responsável pela lubrificação, refrigeração e fluidez do motor, garantindo seu funcionamento de forma eficiente. Além da conservação do motor do veículo, bem como seus componentes, a bomba de óleo, composta por carcaça, engrenagens internas, eixos e válvula, retira o óleo do cárter, pressuriza na galeria e em todas as partes moveis do motor. 

Para fazer o deslocamento do óleo a bomba faz uso da rotação de engrenagens ou rotores internos. A rotação é fornecida pelo giro do motor. Neste sentido percebemos que a bomba necessita do próprio motor para funcionar.

A bomba de óleo automotiva é de fluxo contínuo e a medida que a rotação do motor aumenta o fluxo de óleo lubrificante também aumenta, para controlar esse fluxo existe a válvula de alívio ou reguladora de pressão.

Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, alerta: “É importante ficar atento a alguns sinais que indicam a hora da substituição da bomba de óleo já que não há uma quilometragem específica para a troca dos componentes e o seu mau funcionamento pode até fundir o motor”.

Segundo Silva, quando a bomba de óleo apresenta algum comprometimento,  acende uma luz no painel, apontando problema mas a perda de eficiência do sistema, na maioria das vezes está relacionado com o desgaste nas partes móveis, como bronzinas, buchas e tuchos”, adverte o gerente, quando isso ocorre a substituição apenas da bomba de óleo não resolve o problema e haverá necessidade de uma retífica completa do motor.

A recomendação é, ao surgir qualquer sinal de mau funcionamento do sistema de lubrificação parar imediatamente o veículo e levar a um mecânico de confiança, pois, assim, ele poderá efetuar testes para determinar a causa do problema.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?