Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Como garantir a durabilidade das pastilhas de freio

Como garantir a durabilidade das pastilhas de freio


“Ruídos, vibração, pedal baixo, pedal duro e sinal de advertência no painel, podem ser indícios de desgaste das pastilhas”

Da Redação
07 de julho de 2014

As pastilhas, item importante do sistema de frenagem do veículo, apresentaram evolução na composição nos últimos anos, com novos materiais que substituíram antigos, como o amianto, abolido por ser um material altamente nocivo à saúde. Compostos orgânicos, elementos metálicos, elementos abrasivos, redutores de atrito e catalisadores começaram a ser utilizados. No entanto, os cuidados continuam necessários para garantir a durabilidade do componente. “É preciso fazer manutenção preventiva, com inspeção visual a cada 10 mil km e revisar o veículo na periodicidade recomendada pelo fabricante”, afirma Eduardo Guimarães, supervisor de treinamento da Nakata. As pastilhas devem ter no mínimo 2 mm de espessura e possuir as características originais preservadas.

 

“Ruídos, vibração, pedal baixo, pedal duro e sinal de advertência no painel, podem ser indícios de desgaste das pastilhas”, alerta. É importante verificar se o veículo está puxando para um lado na frenagem, altura do pedal, esforço ao acionar o pedal e flutuação da pastilha.

Segundo Guimarães, a contaminação de agentes externos, rugosidade do disco, sobrecarga no freio dianteiro e até a forma de dirigir influencia diretamente no desgaste da peça. Por isso, é importante usar o freio motor.

Ao revisar o sistema de freio, é essencial também verificar o estado do cubo de roda, tubos flexíveis, fluido de freio, pinça de freio e cilindro de roda. “Sempre que estiverem em mau estado, discos e tambores de freio devem ser substituídos, pois a usinagem pode ocasionar assentamento inadequado, prejudicando a eficiência do sistema”, adverte.

 

Ao fazer a substituição das peças do sistema de frenagem, a recomendação é optar por marcas tradicionais do mercado, que possuam SAC para informar detalhes de construção e aplicação. Guimarães lembra também que o processo de certificação de pastilhas está em andamento e o prazo para fabricação com o selo do Inmetro está previsto final de janeiro de 2016. “O selo irá trazer ainda mais segurança ao consumidor, garantindo a qualidade do produto”, conclui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Uso indevido do MEI pode gerar multas e impedir crescimento das oficinas mecânicas
Pitstop
Pitstop
O Volks Festival está de volta! O evento, que reúne experiências e condições especiais para os modelos da marca, abre as portas na nova temporada em São Paulo
Pitstop
Pitstop
BMW Série 3 celebra marco de 45 mil unidades produzidas no Brasil com nova cor: Arctic Race Blue