Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Cofap alerta sobre os amortecedores certificados

Cofap alerta sobre os amortecedores certificados

Os amortecedores são as principais peças da suspensão do carro e servem para absorver os impactos que as rodas recebem, evitando a trepidação excessiva. Por isso, é sempre necessário estar de olho nesse item tão essencial!

Da Redação
30 de março de 2021

O sistema de suspensão é parte fundamental para a segurança do veículo, uma vez que seus componentes têm relação direta com a dirigibilidade e, consequentemente, com a segurança do motorista, dos ocupantes do veículo e outros usuários das vias públicas. Por isso, é preciso muito cuidado e atenção na hora de substituir os componentes do conjunto, especialmente os amortecedores.

E, pensando nisso, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), órgão do Governo Federal que procura estabelecer patamares mínimos de segurança a diversos tipos de produtos comercializados em território brasileiro, baixou, em julho de 2011, a Portaria número 301 que estabelece uma série de parâmetros e tolerâncias para os amortecedores de suspensão.

Os amortecedores Cofap, possuem a certificação do Inmetro desde 2012, o que garante a aderência do produto às especificações estabelecidas na Portaria número 301. Essas especificações são verificadas anualmente por órgãos certificadores que realizam uma série de testes e ensaios, sempre respeitando a Portaria 301, no sentido de avaliar e homologar o produto, atestando a durabilidade, a eficiência e o desempenho dos amortecedores Cofap. 

Desde janeiro/2013, o selo Inmetro tornou-se obrigatório para fabricação e importação de amortecedores de suspensão automotiva, exceto para motocicletas e algumas categorias de veículos comerciais, também conforme estabelecido na Portaria 301.

De acordo com os técnicos da Cofap, é essencial que os aplicadores e consumidores prestem atenção a essa certificação na hora da compra, buscando o selo do Inmetro que obrigatoriamente deve constar tanto na embalagem como no corpo do amortecedor. Afinal, o item é responsável pelo controle da ação das molas na suspensão, evitando a oscilação excessiva do veículo e mantendo os pneus sempre em contato com o solo, condição essencial para que sejam mantidas também a estabilidade e a dirigibilidade nas mais diversas condições de terreno.

Outro alerta muito importante é referente ao uso de amortecedores recondicionados, que não possuem a eficácia necessária para garantir a estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Trata-se de peças que já foram descartadas e apenas receberam uma pintura nova ou, no máximo, também tiveram o óleo original substituído por um fluido fora dos parâmetros exigidos para o seu correto funcionamento. 

Vale informar que o óleo utilizado no interior dos amortecedores de suspensão é desenvolvido especificamente para esse tipo de componente, segundo formulações especiais, adequadas às temperaturas e características de trabalho exclusivas. Além do óleo, dependendo do amortecedor, pode haver mais de 50 componentes internos que também sofrerão desgastes e que não podem ser substituídos no recondicionamento. Esses componentes não são encontrados no mercado e, dessa maneira, não há como o recondicionador substituí-los. Assim, não há como confiar num amortecedor recondicionado porque o óleo utilizado é inadequado e porque não se sabe as condições dos componentes internos. Essa condição certamente prejudica muito a eficiência do amortecedor e a sua eficácia, comprometendo diretamente a segurança.

Dica importante: Sempre verifique a nota fiscal e o certificado de garantia correspondentes aos amortecedores Cofap. Como essas peças têm o selo Inmetro gravado em baixo relevo no corpo, os recondicionadores podem usar a informação para argumentar que a peça é original. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas