Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Clarios amplia fornecimento de baterias avançadas para montadoras

Clarios amplia fornecimento de baterias avançadas para montadoras

Enquanto a bateria EFB de primeira geração é construída com uma grade estampada e uma grade expandida, na EFB Geração 2, as duas grades são estampadas

Da Redação
08 de janeiro de 2023

A Clarios, fabricante das baterias Heliar, está expandindo o fornecimento de baterias EFB Geração 2 no mercado brasileiro. O aumento atende às necessidades das montadoras por baterias de tecnologias avançadas para cumprir os requisitos de eficiência energética e emissões impostos pelo Programa Rota 2030.

Enquanto a bateria EFB (Enhanced Flooded Battery) de primeira geração é construída com uma grade estampada PowerFrame e uma grade expandida, na EFB Geração 2 da Clarios, as duas grades contam com a tecnologia PowerFrame, tecnologia essa patenteada pela Clarios, onde garante até 3x mais resistência a corrosão.

O diretor de Vendas da Clarios para o segmento de equipamentos originais (OE) no Cone Sul, Adriano Stefanini, explica porque essa é a tecnologia ideal para atender as necessidades de redução de emissões e de consumo dos veículos, e afirma: “Esse tipo de bateria avançada é indicado para veículos equipados com sistema start&stop e/ou possuam o chamado alternador inteligente, componente que faz o monitoramento contínuo do estado de carga da bateria através da tensão da mesma, evitando que o alternador permaneça em operação 100% do tempo, gerando diminuição no consumo de combustível e consequentemente de emissões de CO2. 

“Por ter maiores níveis de ciclagem, a EFB Geração 2 da Clarios pode ser carregada e descarregada mais vezes sem que haja risco de danificar a bateria. Além disso, é capaz de suprir a alta demanda elétrica do veículo até atingir determinado estado de carga, para somente, a partir deste ponto, o alternador entrar em serviço, detalha o diretor. 

O Adriano Stefanini alerta ainda que a troca da bateria sempre deve obedecer à tecnologia original de fábrica: substituir uma bateria avançada EFB por uma bateria convencional SLI leva a uma redução de vida útil da nova bateria, além de possíveis danos a outros componentes elétricos.

A Fiat Toro Ds, no ano 2022, optou pela utilização da bateria avançada Heliar EFB Geração 2 de 72 Ah. Outros modelos que também passam a ser equipados com a Heliar são o Jeep Compass e o Jeep Commander. 

No segmento de veículos pesados, a partir de 2023, o novo Mercedes Actros virá equipado com uma bateria Heliar EFB de 230 Ah, que alimenta todos os sistemas elétricos do caminhão, incluindo itens de segurança e conforto para o motorista. A tecnologia avançada permite uma durabilidade duas vezes maior em 50% de descarga, se comparada com as baterias convencionais, garantindo uma vida útil superior.

A Clarios é detentora, dentre outras marcas, da Heliar, hoje a mais usada pelas montadoras, equipando 2 em cada 3 veículos produzidos no Brasil, incluindo os segmentos comerciais, leves e motocicletas. Globalmente, os produtos da Clarios equipam 1 em cada 3 carros em circulação no mundo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Como gerar uma nova linha de receita?
Pitstop
Pitstop
Compras com entrega rápida são, cada vez mais, fundamentais.
Pitstop
Pitstop
Veículos elétricos e híbridos: o que muda na rotina, frequência e custo da manutenção