Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. CESVI BRASIL dá dicas de como manter a regulagem correta dos retrovisores

CESVI BRASIL dá dicas de como manter a regulagem correta dos retrovisores

Cerca de 40% dos veículos perdem consideravelmente a visibilidade por conta de mal posicionamento do item

da redação
03 de setembro de 2016
Para garantir a segurança do motorista em trânsito é preciso manter a visibilidade. Os retrovisores são acessórios indispensáveis para isso. Porém, quando não estão regulados corretamente, eles podem diminuir consideravelmente a visibilidade e aumentar as chances de acidentes, especialmente em mudanças de faixa. Por isso Alessandro Rubio, coordenador técnico do CESVI BRASIL, auxilia com dicas de regulagem do item.

 Para o especialista, existem três formas diferentes de regular retrovisores. “No primeiro, o espelho lateral fica posicionado no limite do último ponto enxergado pela carroceria. Trata-se do ponto zero, que é a posição recomendada; é quando o motorista tem plena visão de toda a pista. Nas duas outras, não aconselháveis, a lataria do carro é vista respectivamente em até 10% e 20%, por vezes chegando até a maçaneta da porta, o que diminui a área visível e o risco de acidentes”, comenta.“Em carros hatchs compactos, por exemplo, ao regular o espelho a partir desta regra de 20% de sua área para enxergar o automóvel, deixando a maçaneta à vista, o motorista tem uma perda de visibilidade de aproximadamente 40% no espelho retrovisor esquerdo e de 34% no direito. É bastante”, afirma Rubio.

 O uso correto do retrovisor interno também é essencial para evitar colisões e outros acidentes: “É comum, especialmente para motoristas que são pais de filhos pequenos, que o espelho fique inclinado para baixo, para facilitar o monitoramento das crianças no banco de trás durante o trajeto. No entanto, a prática não é aconselhável por prejudicar a visão periférica do condutor. Aqui, a dica é que o banco traseiro não fique à mostra e que o espelho esteja mais centralizado possível”, afirma.

 Sobre as motos, ele diz que inverter posição dos espelhos não é alternativa inteligente. “Muitas vezes, o motociclista faz isso para tentar diminuir um pouco a largura da moto, o que em tese facilita a passagem em corredores de carros, no trânsito. Porém, ao alterar a posição dos retrovisores da horizontal para a vertical, o condutor perde 39% da visão do lado esquerdo e 27% do lado direito”, finaliza.

 O Índice de Visibilidade do CESVI BRASIL analisa quais veículos proporcionam ampla visão ao motorista. Ele considera a medição e análise das áreas não-visíveis ao motorista, e a combinação entre espelhos retrovisores, vidros e a própria carroceria do veículo. O ranking aponta quais veículos possibilitam maior visibilidade ao motorista, para que ele tenha plena capacidade de evitar um acidente. No site do Centro, é possível fazer a comparação de veículos e montadoras no quesito visibilidade: www.cesvibrasil.com.br.

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas