Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. CESVI aponta que controle de estabilidade ainda é privilégio de carros maiores e mais caros

CESVI aponta que controle de estabilidade ainda é privilégio de carros maiores e mais caros

Levantamento foi realizado com 940 versões de 297 modelos de veículos existentes no mercado. Nos hatches compactos, apenas 15% oferecem o recurso, enquanto que em esportivos e modelos de luxo a presença do sistema é total.

Da Redação
17 de dezembro de 2014

Após a entrada em vigor, este ano, das Resoluções 380 e 395 do Contran, que estabeleceram a obrigatoriedade do sistema antitravamento dos freios (ABS) em todos os veículos vendidos no País, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) volta seus estudos à presença de um novo item que colabora para a segurança dos condutores: o controle de estabilidade, também conhecido pela sigla ESP (Electronic Stability Program).

Além de evitar derrapagens e deslizamentos em saídas bruscas e curvas, o sistema também é importante em pisos de baixa aderência, como de terra batida, lama e até mesmo gelo. Nesse tipo de piso, o ESP identifica a roda que está destracionando e evita seu escorregamento, fazendo com que o veículo se movimente mais facilmente do que em carros sem o sistema, evitando acidentes.

Para realizar o estudo foram contabilizados 297 modelos de veículos existentes no mercado em 940 versões, sendo que, em 47,8% dessas versões (449 versões de veículos), o ESP já é de série. Isso se deve, em boa parte, a algumas montadoras premium presentes no País que, não vendem veículos sem importantes itens de segurança – como é o caso deste sistema. Na categoria mais popular do mercado, a dos hatches compactos, 85% das versões de veículos não possuem o ESP nem como item opcional. Já na categoria dos hatches médios, os “irmãos” maiores, 63% têm o item de série nas versões analisadas.

Em 2013, ano do primeiro levantamento sobre o sistema ABS feito pelo CESVI, já foram coletados dados sobre a disponibilidade de ESP nos veículos vendidos no Brasil. A comparação entre os dois estudos mostra que o crescimento foi pequeno. No ano passado existiam 432 versões de veículos com ESP já instalado de fábrica. Em 2014, esse número subiu para 449, um aumento de apenas 4%.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas