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Após a entrada em vigor, este ano, das Resoluções 380 e 395 do Contran, que estabeleceram a obrigatoriedade do sistema antitravamento dos freios (ABS) em todos os veículos vendidos no País, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) volta seus estudos à presença de um novo item que colabora para a segurança dos condutores: o controle de estabilidade, também conhecido pela sigla ESP (Electronic Stability Program).
Além de evitar derrapagens e deslizamentos em saídas bruscas e curvas, o sistema também é importante em pisos de baixa aderência, como de terra batida, lama e até mesmo gelo. Nesse tipo de piso, o ESP identifica a roda que está destracionando e evita seu escorregamento, fazendo com que o veículo se movimente mais facilmente do que em carros sem o sistema, evitando acidentes.
Para realizar o estudo foram contabilizados 297 modelos de veículos existentes no mercado em 940 versões, sendo que, em 47,8% dessas versões (449 versões de veículos), o ESP já é de série. Isso se deve, em boa parte, a algumas montadoras premium presentes no País que, não vendem veículos sem importantes itens de segurança – como é o caso deste sistema. Na categoria mais popular do mercado, a dos hatches compactos, 85% das versões de veículos não possuem o ESP nem como item opcional. Já na categoria dos hatches médios, os “irmãos” maiores, 63% têm o item de série nas versões analisadas.
Em 2013, ano do primeiro levantamento sobre o sistema ABS feito pelo CESVI, já foram coletados dados sobre a disponibilidade de ESP nos veículos vendidos no Brasil. A comparação entre os dois estudos mostra que o crescimento foi pequeno. No ano passado existiam 432 versões de veículos com ESP já instalado de fábrica. Em 2014, esse número subiu para 449, um aumento de apenas 4%.