Esta semana, a Subaru acionou seu segundo recall no Brasil por conta dos "airbags mortais" da Takata. Desta vez os modelos envolvidos foram Legacy Sedan, Outback e Tribeca, com datas de fabricação entre 2004 e 2008. Desde que veio a público, em 2013, o caso dos "airbags mortais" chamou atenção, sendo considerado o maior recall da história. Ao todo foram mais de 50 milhões de carros envolvidos em todo o mundo. O caso está ainda ligado a pelo menos 14 mortes no exterior. Uma falha no dispositivo fabricado pela empresa japonesa faz com que o airbag, ao ser aberto, atire partes metálicas contra os ocupantes, o que pode ocasionar ferimentos graves. Em maio, a Takata anunciou que mais 40 milhões de veículos serão chamados para recall no mundo inteiro, agora com foco no airbag do passageiro, não mais no do motorista, como feito inicialmente. A fabricante afirma que 854 proprietários dos modelos envolvidos precisam entrar em contato por meio do telefone 0800 7702011 para agendar o reparo gratuito do airbag do passageiro dianteiro. Entretanto, um novo conjunto da bolsa para troca só deve ser liberado a partir de 5 de dezembro, quando começarão efetivamente os consertos. Até lá, o grupo Caoa, que representa a Subaru no Brasil, recomenda que os usuários não utilizem o banco dianteiro do passageiro para transportar pessoas. Em julho do ano passado, os modelos Impreza WRX Sedan e Sport Wagon, fabricados entre 2004 e 2007, foram convocados pelo mesmo problema no Brasil.