O sistema antirruído em pastilhas de freio foi desenvolvido para absorver vibrações e reduzir sons durante a frenagem, proporcionando uma experiência de condução mais agradável e silenciosa. Esse recurso evita os incômodos sonoros que podem surgir quando o motorista aciona o pedal de freio.
Segundo Ana Paola Sartori, gerente de operações da Jurid, o sistema funciona como uma barreira isolante entre a pastilha e a pinça de freio, reduzindo vibrações. Isso é possível porque, no lugar da chapa metálica convencional, as pastilhas recebem um revestimento de borracha nitrílica, que contribui para o isolamento acústico.
A peça é composta por uma camada de pintura de amortecimento, aço laminado e revestimento emborrachado, formando o sistema antirruído. Esse conjunto suaviza o contato entre a pastilha de freio e o disco de freio, evitando que a vibração se transforme em ruído perceptível ao motorista.
Embora tragam benefícios em termos de conforto acústico, as pastilhas com antirruído apresentam o mesmo desempenho das convencionais em relação à frenagem, desgaste do material de atrito e performance geral. A diferença está na capacidade de reduzir significativamente as chances de ruídos durante o uso.