A Bridgestone, uma das maiores empresas de pneus e borracha do mundo, acredita que o alinhamento e balanceamento são dois dos principais serviços de manutenção preventiva que os motoristas devem realizar em seus veículos. Fazendo esses procedimentos no tempo correto, se ganha mais eficiência de rolamento, desgaste uniforme dos pneus, melhor estabilidade e, consequentemente, mais segurança.
“O alinhamento e o balanceamento devem ser feitos antes dos 10 mil quilômetros - se houver troca de pneus/rodas, vibração do volante ou no veículo, rodízio de pneus, consertos no pneu ou na câmara de ar por conta de furos ou cortes, choques contra obstáculos na pista ou em buracos ou, até mesmo, gastos excessivos do pneu”, explica José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil.
O alinhamento é executado medindo e ajustando os ângulos que as rodas do veículo fazem em relação ao piso e as linhas de centro do veículo, equilibrando todas as forças que atuam no carro: gravidade, força centrífuga e força de viragem.
Já o balanceamento de rodas refere-se à adequada distribuição de peso no aro da roda. Existem duas maneiras de se balancear, o estático e o dinâmico. No primeiro o conjunto pode estar imóvel, enquanto o segundo requer que o mesmo esteja em rotação e, assim, corrigir problemas que o estático não consegue.
“O pneu é um bem durável e importante item de segurança. Se os problemas não forem solucionados em tempo, corre-se o risco de reduzir sua vida útil, acarretando prejuízos financeiros e riscos para o condutor e demais passageiros”, finaliza Quadrelli.