Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Bosch comemora 100 anos dos motores de partida

Bosch comemora 100 anos dos motores de partida

Os motores de partida anteriormente pesavam 10 quilos e entregavam somente 0,6 kilowatts de potência, já os modelos de atuais pesam entre 1,9 e 17 kg e cobrem uma potência de 0,8 a 9,2 kilowatts

Da Redação
28 de novembro de 2014

Em 1914 a Bosch apresentou o primeiro motor de partida elétrico para automóveis. Este evento acabou se tornando um grande marco na história, pois tornou os carros mais seguros e confortáveis. Anteriormente os motores eram iniciados manualmente, que além de demandar muito esforço do motorista poderia causar ferimentos graves no condutor. 

Os motores de partida anteriormente pesavam 10 quilos e entregavam somente 0,6 kilowatts de potência, já os modelos de atuais pesam entre 1,9 e 17 kg e cobrem uma potência de 0,8 a 9,2 kilowatts, isso mostra o quanto a tecnologia dos motores avançado nos últimos anos.

Sem arranque
No passado era comum os motoristas se machucarem quando iam dar partida nos veículos. Ao invés de dar um passo para trás para virar a manivela e acionar o motor, eles acabavam sendo atingidos  por ela. O automóvel ainda era muito recente e as pessoas desconfiavam de seu funcionamento. Os proprietários, que predominantemente eram indivíduos ricos e que queriam dirigir o seu próprio carro, exigiam das fabricantes uma alternativa mais conveniente e fácil para iniciar o veículo. Com isso, motor de partida chegou para trazer essa segurança, já que poderia ser operado de forma segura e confiável, primeiro por um pedal e depois por um toque de um botão.

Inovação com futuro
Inicialmente, a maior parte da demanda por motores de partida vinham da América do Norte. Por essa razão, Robert Bosch aumentou a produção desses motores na fábrica em Plainfield, New Jersey, em 1914. Inicialmente a venda do dispositivo permaneceu modesta, mas em 1927, a Bosch já havia vendido aproximadamente 11 mil unidades. Logo o motor de partida foi se tornando mais aceito no mercado e, em 1933, a empresa já tinha vendido quase 550 mil unidades. Porém, a manivela demorou mais algumas décadas para desaparecer completamente das estradas.

Pronto para iniciar a qualquer momento
Hoje, a Bosch oferece uma ampla linha de motores de partida robustos e confiáveis para sistemas elétricos de 12 e 24 volts, que podem ser aplicados em motores gasolina e diesel, tanto para carros de passeio quanto em veículos comerciais. Além da facilidade de integração, os motores de partida Bosch são leves, compactos, potentes e reduzem o consumo de combustível e emissões. Atualmente, a Bosch fabrica mais de 12 milhões de motores de partida por ano, que estão presentes em pelo menos um em cada cinco veículos recém-fabricados em todo o mundo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?