Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Boletim Técnico - Usando o macaco

Boletim Técnico - Usando o macaco

Você nunca precisou trocar o pneu? Caso raro. Se sim, você tinha certeza de como usar o macaco da forma correta? Se não sabia, agora você não vai mais ter dúvidas

Da Redação
23 de janeiro de 2018

A primeira recomendação é sinalizar o local onde for parar, caso seja na via. A distância do triângulo deve ser superior a 30 metros e, se estiver próximo de curvas, avalie a distância e o local de colocação do triângulo. Lembre-se também de ligar o pisca alerta.

Carro parado em lugar seguro, o próximo passo é puxar o freio de mão e manter o veículo engatado em primeira marcha – para evitar que o carro se mexa enquanto você estiver trocando o pneu.

Afrouxe as porcas ou parafusos (apenas meia volta em cada um) antes de levantar o veículo. É importante ressaltar que nessa etapa os parafusos não devem ser retirados.

A fixação do macaco deve ser feita no ponto indicado pelo manual e bem apoiado em solo firme. Alguns modelos de veículos apresentam pontos de referência nas laterais para o posicionamento correto do macaco. Caso esse posicionamento não seja obedecido, há risco de danos ao assoalho e até de desprendimento do macaco durante a operação – resultando na queda do veículo.

Alguns macacos têm manivela de abertura e fechamento integrada no próprio sistema. Outros precisam da utilização da chave de roda para a articulação.

Realize o levantamento, solte as porcas ou parafusos por completo, substitua a roda e volte a apertar as porcas ou parafusos antes de baixar o veículo. Quando o carro estiver no chão, faça um aperto final, com firmeza. Pronto.

Importantes recomendações

Avalie sempre os equipamentos do seu veículo para eventuais emergências. Avalie o funcionamento do macaco, as condições do triângulo, a localização das chaves de rodas e se há chave para a retirada das calotas de rodas ou capas de parafusos, além de verificar o estepe. Para o estepe, verifique a data de validade e a calibragem. Faça isso pelo menos uma vez a cada 3 meses.

A data de validade é descrita na lateral do pneu, através de uma numeração de 4 dígitos próximo da descrição DOT. Os primeiros dois dígitos indicam o mês e os demais indicam o ano de fabricação. Se seu pneu já tem mais de 5 anos de fabricação, recomenda-se a substituição, pois a borracha resseca e o pneu perde sua qualidade, comprometendo assim a segurança no trânsito.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas