Notícias
Vídeos

Boletim Técnico - Partida a frio


Os reservatórios de partida a frio, conhecidos popularmente como “tanquinhos”, estão presentes em quase todos os modelos flex, e a ausência de gasolina no reservatório, dependendo de o dia estar frio, pode dificultar ou até impedir a partida do motor, no caso de estar abastecido com etanol

Por: Da Redação - 12 de julho de 2018

Esse reservatório é esquecido por muitos motoristas, especialmente por quem mora em lugares quentes ou só usa gasolina. Afinal, a injeção do combustível só é acionada em dias frios, e se os sensores do sistema de injeção identificam predominância de etanol no tanque.

No entanto, é sempre importante estar atento ao nível de combustível no reservatório. Além da possibilidade de você precisar em algum momento, o combustível pode ficar velho, prejudicando sua efetividade na partida. Uma dica é a utilização da gasolina aditivada no tanquinho – ela mantém suas prioridades por um período maior se comparada à gasolina de tipo C comum.

Mas vale a pena ter paciência. Com as novas tecnologias que auxiliam na partida a frio, esse tipo de preocupação está com os dias contados. Vamos conhecê-las:

Para a despreocupação do motorista

Algumas montadoras utilizam uma tecnologia com resistência elétrica para que o combustível seja pré-aquecido antes de ser injetado na câmara de combustão.

Funciona da seguinte forma: os sensores do veículo efetuam a leitura da baixa temperatura ou da predominância do etanol no tanque de combustível.

Esse mesmo comando inicia o pré-aquecimento das lanças elétricas, também conhecidas como resistências, conectadas aos bicos injetores. São elas que aquecem o etanol, deixando o combustível na temperatura adequada para combustão na partida a frio. Montadoras com Citroën, Honda, Peugeot e Volkswagen são exemplos de marcas que já utilizam esse sistema com sucesso no País.

E também existem veículos com injeção direta de combustível, o que torna todos esses procedimentos desnecessários. Nessa tecnologia, o combustível pressurizado é injetado diretamente dentro da câmara de combustão, de modo que a movimentação dos pistões e a própria compressão do ar aquecem o combustível, promovendo a combustão.

Além de acabar com a preocupação de você se esquecer do abastecimento do reservatório extra, essas tecnologias facilitam o funcionamento do motor logo nos primeiros minutos, melhorando sua resposta e proporcionando um alto desempenho, sem falhas.