Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Bieleta: Item da suspensão, em conjunto com a barra estabilizadora, garante estabilidade em curvas

Bieleta: Item da suspensão, em conjunto com a barra estabilizadora, garante estabilidade em curvas

Importante ao realizar as curvas e para a estabilidade do veículo, a peça deve ser revisada periodicamente na hora da manutenção da suspensão ou ao observar indícios de irregularidades

Da Redação
18 de fevereiro de 2022

A bieleta é um dos componentes mais importantes para o funcionamento da suspensão de um veículo. A peça é uma parte de todo o sistema de suspensão, já que auxilia essa parte do carro, proporcionando uma melhor estabilidade e garantindo uma melhor dirigibilidade.

Haste que liga a barra estabilizadora e a suspensão, a bieleta, fixada por pinos esféricos ou por meio de buchas, é fundamental para transferir a força dinâmica nas curvas ou inclinações, ou seja, item importante para auxiliar na estabilidade do veículo. Em conjunto com a barra estabilizadora, controla a inclinação da carroceria em curvas e irregularidades do solo, e assim, interfere também no conforto dos ocupantes do automóvel.

Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, afirma: “É preciso ficar atento aos sinais que indicam comprometimento da bieleta, quando danificada ou com folga, pode apresentar ruídos ao trafegar em vias irregulares ou esburacadas”, comenta 

Ainda sobre a manutenção das bieletas, é importante você saber quais são as duas possibilidades de substituição. Por exemplo, na manutenção corretiva você pode substituir apenas a bieleta gasta, focando exclusivamente na peça causadora do problema. Já na preventiva você deve substituir todas as bieletas do carro, antecipando a iminente troca das peças com desgaste já avançado.

Silva adverte para outra questão, bem mais relevante sobre o barulho. “Folga excessiva  podem causar o sacramento do pino e  provocar o escape da haste, o que poderia ocasionar perfuração dos pneus e resultar em problemas”, alerta.

A recomendação, na hora da manutenção, é inspecionar as condições da bieleta, da coifa e se há folga. “Uma coifa deteriorada pode acelerar o desgaste da bieleta devido à entrada de abrasivos”, afirma o gerente. Neste caso, será necessário substituir a peça.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas