É comum que o barulho do desgaste nas buchas de borracha seja confundido com problemas no amortecedor. É o que explica o gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva. Conforme o profissional, outra peça que também causa barulho é a bieleta com folga nos pinos, hoje muito presente na maioria das suspensões.
Para evitar desgastes de peças e garantir a segurança do veículo, Silva recomenda fazer manutenção preventiva e também que os motoristas fiquem atentos a alguns indícios de desgaste. “É possível evitar o desgaste prematuro dos componentes da suspensão com alguns cuidados básicos, entre eles, não exceder a carga máxima permitida, passar em lombadas ou depressões em velocidade compatível, fazer alinhamento e balanceamento de rodas, não realizar alterações das características originais e utilizar peças de qualidade”, conta.
A recomendação de manutenção preventiva é a cada 10 mil quilômetros rodados ou quando notar mudança de comportamento do veículo, tais como, ruídos e vibrações, perda de estabilidade em curvas, balanço excessivo em arrancadas e freadas.
Mais dicas de manutenção estão disponíveis no canal da Nakata no YouTube ou no site.