Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Balanço do Google aponta preocupação com comportamento de motoristas em carros autônomos

Balanço do Google aponta preocupação com comportamento de motoristas em carros autônomos

O Google divulgou mais um balanço a respeito do seu projeto de desenvolvimento de carros autônomos e apontou o comportamento dos motoristas, que confiam na tecnologia muito rápido, aumentando o risco de acidentes como uma das preocupações durante o desenvolvimento da tecnologia.

Da redação
03 de novembro de 2015

O Google divulgou mais um balanço a respeito do seu projeto de desenvolvimento de carros autônomos e apontou o comportamento dos motoristas, que confiam na tecnologia muito rápido, aumentando o risco de acidentes como uma das preocupações durante o desenvolvimento da tecnologia. 

Desde 2012, os carros da empresa á rodaram 2.040.822 km em modo 100% autônomo e mais 1.510.564 km conduzidos por motoristas (funcionários voluntários filmados durante todo o trajeto).

Os coordenadores do projeto querem entender não somente como os carros reagem a situações inesperadas, mas também como os passageiros se comportam.  Por isso, esses voluntários se comprometeram a manter atenção constante, mesmo quando o carro estivesse em modo totalmente autônomo, mas o resultado não foi muito positivo. 

 “As pessoas não prestaram atenção [no trânsito] como deveriam. Nós vimos alguns comportamentos desastrosos, incluindo um motorista que se virou para procurar o laptop no banco de trás para carregar seu celular – enquanto viajava a 100 km/h em uma rodovia! Nós observamos a natureza humana: as pessoas confiam muito rapidamente na tecnologia quando ela começa a funcionar”, relata o balanço.

Assim os pesquisadores chegaram à conclusão que de além de se preocupar em desenvolver os sensores e códigos de computador que evitarão acidentes, precisam encontrar maneiras de garantir que os motoristas fiquem sempre atentos.

“Os testes nos fizeram optar por desenvolver carros que podem se dirigir de um ponto a outro sem intervenção humana. Todos pensam que fazer um carro dirigir por conta própria é difícil. E é. Mas, acreditamos que isso é tão difícil quanto fazer as pessoas prestarem atenção quando estão distraídas ou cansadas”.

Os carros autônomos da empresa ainda estão em fase de testes e a equipe de desenvolvimento aproveitou o Dia das Bruxas para realizar um teste inusitado. Eles convidaram crianças a circular pelos campos de prova usando fantasias, com o objetivo de analisar se os carros conseguiriam identificar uma pessoa, mesmo que completamente coberta por trajes estranhos.  O Google garante que os carros ficaram completamente estacionados, já que a intenção era testar apenas o funcionamento dos sensores, e que o comportamento das crianças precisa ser estudado com mais profundidade. “Nós ensinamos os nossos carros a dirigir com mais cautela perto de crianças. Quando os sensores detectam crianças – fantasiadas ou não – nas proximidades, o software entende que elas podem agir de diferentes maneiras”.

 

Durante todo o mês de outubro, nenhum dos 48 carros em testes do Google se envolveu em acidentes, completando dois meses seguidos sem registrar colisões. Entre abril a agosto sete acidentes foram relatados, mas todos em baixas velocidades e causados por outros motoristas, segundo documentos oficiais da empresa. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?