Audi e SAIC estão em negociação, para formar uma nova joint-venture na China. O problema é que os concessionários da Audi dizem que a medida será “potencialmente fatal” para a marca de luxo alemã no maior mercado do mundo.
Líder do mercado premium na China, a resposta da Audi tem sido lenta em relação a rivais como Mercedes-Benz, Cadillac e Lexus.
A tempos sem novidades expressivas, a Audi está perdendo terreno rapidamente. A estratégia agora é ampliar a produção com a SAIC e introduzir novos modelos através dessa nova empresa. A Audi, porém, reafirma seu acordo com a FAW, conforme plano de investimentos de 10 anos, anunciado recentemente.
De qualquer forma, os concessionários não estão confortáveis com a proposta, e segundo eles, uma segunda joint-venture pode minar a imagem da Audi na China.
A rede de revendas disse que a montadora precisa consulta-los antes de tomar qualquer medida. As intenções da Audi com a SAIC são de ter um negócio com 50% das ações, enquanto a FAW-Audi representa somente 40% para a marca alemã. Desta última, a marca pretende introduzir utilitários esportivos ecológicos e mais sedãs grandes.