A Audi RS6 Performance, versão mais brava da perua esportiva da linha A6 da Audi está chegando no país. A versão tem motor 4.0 V8 biturbo que gera 605 cv, 45 cv a mais que a convencional. Com 71,4 mkgf de torque a partir de 1.750 rpm, o motor permite à Audi acelerar de forma extremamente rápida. No modo de condução esportivo, que altera as respostas do câmbio, motor, direção e suspensão, as acelerações são quase uma “patada” – o corpo dos ocupantes cola no encosto dos bancos. Segundo a fabricante, a RS6 vai de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e chega a 305 km/h e a velocidade é limitada eletronicamente. Ele possui câmbio automático de oito velocidades. Quem preferir trocas manuais pode utilizar as hastes atrás do volante. A sensação de controle dele é total: mesmo em curvas travadas, até porque a direção também passa a ter respostas mais diretas. O carro tem diversos programas eletrônicos, que agem instantaneamente para auxiliar o motorista, como a tração permanente nas quatro rodas. Em condições normais de condução, 40% da tração é entregue às rodas dianteiras e 60% às traseiras. A força é distribuída entre os eixos, conforme a demanda, em qualquer proporção. Com isso, a roda que está com menor aderência recebe mais torque. As rodas, com um desenho exclusivo e 21 polegadas, trazem uma aparência agressiva à perua, que possui imensas entradas de ar nos para-choques dianteiros. Na grade estão os logotipos “RS6” e “quattro” (da tração 4x4). Na traseira, saídas de escape duplas. Já no interior, os bancos dianteiros, revestidos de couro, têm ajustes elétricos. Volante e laterais têm costura vermelha. O carro acomoda apenas duas pessoas na parte de trás, mas é bastante confortável graças à distância entre os eixos de 2,91 metros. Também se pode transformar o centro do banco traseiro em um console. Há comandos individuais de temperatura para os quatro ocupantes. O porta-malas tem 565 litros de capacidade – com carga até o teto, são 1.680 litros. No RS6 ainda é possível recarregar a bateria de telefones celulares por meio de indução – sem o uso de cabo. Mas esse sistema é compatível apenas com smartphones da Samsung. Há também central multimídia completa, com direito a duas entradas USB, navegador GPS, conexão Bluetooth e leitor de arquivos de áudio e vídeo. O controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo também é de série. Ao ser ativado, a RS6 passa a seguir o carro à frente, sem intervenção do motorista, acompanhando sua velocidade e mantendo a distância. Por meio do leitor de faixas de rolamento, a perua pode até fazer curvas por conta própria. O preço do carro no país ainda não foi divulgado, mas deverá ficar acima do sugerido para a versão vendida atualmente, que é de R$ 599.990.