Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Atuação do lubrificante cerâmico protege as peças móveis do freio e auxilia a eliminar ruídos

Atuação do lubrificante cerâmico protege as peças móveis do freio e auxilia a eliminar ruídos

Além da lubrificação e de proteger as peças de corrosão, a composição cerâmica auxilia na diminuição ou eliminação de ruídos provenientes da frenagem

Da redação
20 de outubro de 2023

Conforto e segurança são elementos essenciais quando o assunto é sistema de freio. Por isso, é importante fazer a revisão periódica de todas as peças para avaliar as condições e nível de desgaste. Mesmo em bom estado de uso de alguns componentes do sistema de freio, como pastilhas, sapatas e lonas, podem apresentar ruídos durante a frenagem. Para evitar esse problema e preservar a vida útil de pastilhas e discos, o ideal é fazer a lubrificação das partes móveis da pinça de freio e espelho defletor com um produto especial.

O lubrificante BL 20 da Jurid, fabricante de componentes de freios por meio das marcas Jurid e Ferodo, por exemplo, utiliza matérias-primas sintéticas e cerâmicas e é desenvolvido justamente para proteger partes móveis do sistema de freios, tanto a disco como a tambor. O produto suporta temperaturas extremas (-50°C a 1650°C), já vem com pincel aplicador na embalagem que facilita a aplicação, evita desgaste, corrosão, oxidação e não afeta as borrachas do sistema hidráulico. Além disso, proporciona uma ótima lubrificação garantindo o bom funcionamento da pinça de freio por exemplo.

No caso de freio a disco, Luciano Costa, gerente geral da Jurid, explica que o produto deve ser aplicado com uma fina camada nos pinos deslizantes, nas extremidades metálicas das pastilhas que tenham contato direto com o cavalete da pinça. Para pastilhas que não possuem placa antirruído, o BL 20 pode ser utilizado com a finalidade de diminuir ou eliminar ruídos aplicando na face do pistão e fingers do punho áreas que tem contato direto com as costas das pastilhas, enquanto no freio a tambor, deve ser utilizado nas regiões do espelho defletor do freio que tenha contato com a lateral das sapatas.

Na hora da aplicação, para evitar irritação na pele e olhos, o reparador deve manusear o produto usando luvas e óculos de proteção. É muito importante evitar que os discos e tambores de freio, o material de atrito das pastilhas e sapatas entrem em contato com o lubrificante.

Quando os componentes de freio são lubrificados, funcionam da forma esperada, protegendo de contaminação das peças por água e sal e outras substâncias que possam prejudicar a eficiência da frenagem, bem como evitam o desgaste excessivo de pastilhas e sapatas.

Além da linha de lubrificante BL-20, a Jurid, com fábrica em Sorocaba-SP, conta também com amplo portfólio pastilhas e sapatas de freio e fluidos para o mercado de reposição, atendendo a frota circulante de veículos.

Para saber mais, consulte o catálogo virtual: http://juridbrakes.com.br/catalogo/

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas