
Uma das falhas graves que podem acontecer na segurança em barras de direção para veículos pesados é quando a coifa protetora se rompe, contaminando a graxa lubrificante com impurezas que podem acentuar o desgaste do pino esférico do terminal podendo até ter o sacamento e, consequente, perda de dirigibilidade do veículo, possibilitando acidentes de grandes proporções.
“É importante verificar a cada 5.000 Km se a coifa não está rasgada em toda a sua circunferência, e também verifique se o produto não tem folga”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Deve-se, ainda, verificar se a barra está empenada ou se existe folga e desgaste.
“Peças soldadas ou recondicionadas podem acarretar acidentes graves, pois qualquer movimento brusco ou buracos nas vias podem romper a peça, ocasionando a perda da direção. A folga na direção é facilmente percebida pelo motorista sendo necessária a verificação completa do sistema”, alerta.
O sistema de direção é composto pelas seguintes peças: Caixa de direção, coluna, barra lateral, barra de ligação, terminais de direção. Todos esses itens devem ser checados e trocados conforme a necessidade.