Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A Nakata foi pioneira no desenvolvimento da tecnologia para amortecedores pressurizados no ano de 1984. Com funcionamento hidráulico (óleo) e pressurização com nitrogênio a baixa pressão, o amortecedor evita a falta de óleo no ciclo de abertura da haste, eliminando os “vazios” ou falhas no acionamento.
A Nakata, possui portfolio de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor. Foi também pioneira no desenvolvimento de amortecedores pressurizados, utilizados atualmente pelas montadoras, na maioria dos veículos novos. Há 30 anos, lançou seu primeiro amortecedor pressurizado – Nakata HG (Hidro Gás), com funcionamento hidráulico (óleo) e pressurizado com gás nitrogênio à baixa pressão no tubo reservatório. “O amortecedor pressurizado é uma evolução do convencional, que conta apenas com funcionamento hidráulico (óleo). A pressurização com nitrogênio à baixa pressão evita a falta de óleo no ciclo de abertura da haste, eliminando os “vazios” ou falhas no acionamento destes modelos HG”.
De acordo com Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, isso contribuiu para que a tecnologia trouxesse mais eficiência, desempenho e maior durabilidade à peça. O convencional é composto por conjunto de pistão e válvulas fixados a uma haste que se move por dentro de um tubo com óleo especial, que também resiste a altas temperaturas e pressões.
Os amortecedores Nakata HG, são desenvolvidos com qualidade ISO 14001, e aliam rigorosos processos de fabricação à alta qualidade em todos componentes, resultando em maior vida útil do produto que os amortecedores convencionais. Jair Silva explica que essa haste revestida de cromo duro, recebe acabamento superficial de baixa rugosidade, evita o desgaste prematuro do selo de vedação, conferindo mais resistência para a suspensão do veículo.
Fabricado com materiais de alta performance de baixo atrito que resultam em maior resistência ao desgaste e às variações de temperatura, o sistema de vedação mantém o perfeito funcionamento do amortecedor, impedindo vazamentos e contaminação do óleo por agentes externos.
Para maior conforto, há stop hidráulico. O gerente de qualidade da Nakata explica ainda que alguns veículos necessitam de um sistema auxiliar para suavizar os impactos no final do curso de abertura da suspensão. O stop hidráulico realiza esta função, melhorando o conforto ao usuário.
Além disso, outros fatores relevantes dos amortecedores pressurizados. O óleo utilizado possui aditivos antiespumante para que não se formem bolhas de ar. A válvula de tração tem ajuste preciso com o tubo de pressão, não permitindo o travamento no curso de abertura da haste, bem como possui múltiplos estágios que regulam a vazão do óleo mecanicamente, conforme a velocidade de abertura da suspensão, controlando a mola, de acordo com o piso e modo de condução do veículo. Com função similar ao da válvula de tração, a válvula de compressão, fixada na parte inferior do tubo de pressão, também confere conforto e estabilidade ao veículo e seus ocupantes.
o amortecedor HG, fabricado com o selo do Inmetro, e conta com garantia de 2 anos ou 50.000 km para carros de passeio (leve) e de 6 meses ou 50.000 km para veículos comerciais (leve ou pesado), o que vencer primeiro.