Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Alto consumo de combustível pode indicar que está na hora de trocar o filtro de ar

Alto consumo de combustível pode indicar que está na hora de trocar o filtro de ar

Tecfil dá dicas sobre como identificar os indícios de desgaste e quando realizar a troca correta da peça

Da Redação
21 de maio de 2022

Com a disparada no preço dos combustíveis, realizar uma boa manutenção no veículo é fundamental para evitar problemas e outros gastos que podem ocorrer nos componentes simples, como o filtro de ar, que não são trocados regularmente. Responsável por filtrar as impurezas do ambiente externo, o filtro automotivo é um importante aliado no bolso dos motoristas, pois está diretamente relacionado à saúde do motor e pode influenciar inclusive no consumo do combustível, alerta a Tecfil.

Os filtros de ar do motor agem como uma barreira contra detritos que podem chegar à câmara de combustão, Plínio Fazol, gerente de Marketing e Novos Produtos da Tecfil, explica: “Esse filtro é parte vital no processo de filtração de partículas do ar indesejadas para o motor”.

Quando o filtro de ar já está saturado e perde sua capacidade filtrante, os danos ao veículo podem ser custosos. Para evitar tantos problemas, há alguns sinais que o próprio veículo dá quando o filtro não se encontra em bom estado. Os principais sintomas são: consumo excessivo de combustível, aquecimento do motor, perda de potência e aumento de gases poluentes pelo escapamento.

Plínio, aconselha: “Caso perceba um desses sintomas ou vários deles, é importante levar o veículo para uma revisão”. Contudo, a peça precisa ser trocada não só quando há sinais de desgaste. A Tecfil orienta que o proprietário siga as recomendações do manual do veículo.

Fazol alerta também que o filtro de ar é um item de segurança para o veículo, e atrasar a sua troca pode trazer complicações muito maiores para o motor. “Não se deve, em hipótese alguma, tentar limpar o filtro com jatos de ar comprimido e reutilizá-lo. A força do jato de ar pode romper as fibras da mídia de filtração e agravar as consequências. O ideal é substituí-lo por um novo”, orienta.

A Tecfil conta com uma linha diversificada de filtros de reposição automotiva e produz cerca de 5.500 modelos de filtros para todos os mercados, destinados a diversos modelos de veículos. “A abrangência do nosso portfólio garante o atendimento às necessidades dos nossos consumidores”, conclui Fazol.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas