Os veículos devem estar sempre funcionando de maneira adequada, para evitar transtornos, por isso é tão importante a realização da manutenção preventiva de forma regular para averiguar a saúde de carros, motos e caminhões.
Sem essa manutenção, de nada adianta os veículos serem os mais tecnológicos e seguros. Pastilhas gastas, pneus fora das especificações, níveis de fluídos abaixo do mínimo e outros fatores podem ocasionar pane no automóvel e até mesmo acidentes. E ela é uma segurança financeira também, pois é muito mais econômica em relação à manutenção corretiva, quando os problemas já aconteceram.
É preciso entender, também, que prevenção significa utilizar os sistemas e tecnologias de segurança disponíveis no mercado e mantê-los funcionando dentro dos parâmetros definidos pelos fabricantes. Existem opções que reduzem riscos no trânsito, como os sistemas de controle de frenagem ABS para carros e motos e o ESP - sistema de segurança ativa que ajuda evitar em até 80% os acidentes causados por derrapagens.
Prevenção é a palavra-chave em todas estas ações e é preciso estar sempre atento à saúde do veículo tanto quanto é necessário cuidar da saúde do corpo.