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A revisão preventiva dos veículos ainda não é um costume frequente no Brasil, país que é recordista mundial em acidentes de trânsito. Dados apontam que mais de 60% dos motoristas vão às oficinas somente quando o carro já apresenta algum problema.
Pensando nisso, a Monroe faz um alerta para quem vai pegar a estrada nessas férias de julho. De acordo com testes realizados por ela, o amortecedor, um dos principais itens de segurança veicular, quando está desgastado ou danificado pode comprometer a capacidade de frenagem, exigindo até 2,5 m a mais de distância, a uma velocidade de 80 km/h. Pode haver, também, risco de aquaplanagem e perda de estabilidade, causando perda de controle do veículo. As trepidações na carroceria aumentam, gerando desconforto e elevando o nível de cansaço do motorista em até 26%.
“A inspeção do automóvel é extremamente importante para a segurança no trânsito, evitando uma série de acidentes, além de ser a melhor forma de manter o carro em bom estado. É financeiramente mais vantajosa e também contribui com o meio ambiente”, analisa Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe. O especialista acrescenta que a manutenção corretiva chega a ser aproximadamente 30% mais cara do que a preventiva.
A indicação é de que esse componente seja chegado a cada 10 mil quilômetros, ou conforme orientação da fabricante do modelo. A troca é recomendada quando se atingi 40 mil quilômetros rodados, ou quando o motorista notar problemas para dirigir. Ruídos na suspensão, solavancos, balanços excessivos, falta de contato dos pneus com o solo são alguns sinais de desgaste e quando houver essa troca, recomenda-se também a substituição do kit, composto pelo coxim, batente e coifa.
Há outros itens que devem ser inspecionados, como freios, pneus, rodas, direção, lubrificantes, nível da água do radiador, fluido de freio, lâmpadas, além de sempre ter consigo itens obrigatórios como macaco, triângulo e chave de roda.
Maiores informações
Monroe Resolve - 0800 166 004
www.monroe.com.br