Quando se fala em Volkswagen Golf, muitos pensam nos modelos “GTI” ou “R”, mas poucos conhecem um dos modelos mais raros e intrigantes da marca, o Volkswagen Golf A59. Este protótipo, desenvolvido em 1993 em parceria com a Schmidt Motors, tinha como objetivo levar a Volkswagen ao topo do Grupo A do WRC (Campeonato Mundial de Rally). A missão era audaciosa: criar uma máquina capaz de competir com lendas do automobilismo como o Lancia Delta, Ford Escort RS Cosworth e Subaru Impreza.
Sob o capô, o A59 era equipado com um motor 2.0 16v turbinado por um Garrett T3, que prometia desempenho notável. A versão de rua era anunciada com 280 cavalos de potência e pouco mais de 38 kgfm de torque, enquanto a versão de rally poderia alcançar impressionantes 400 cavalos. Curiosamente, o motor do A59 era uma versão modificada do EA827, famoso no Brasil como o motor AP da VW. As alterações incluíam aumento do deslocamento de 1.994 cm³ para 1.998 cm³, construção em alumínio, injeção otimizada para etanol E85, e um coletor de admissão feito sob medida.
A engenharia do A59 era avançada para a época, contando com tração integral AWD, câmbio manual de seis marchas, diferencial central com controle hidráulico e um diferencial traseiro autoblocante. Com um peso de aproximadamente 1.373 kg, o modelo de rua era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 270 km/h—números impressionantes para os anos 90.
O design do A59 também era um espetáculo à parte. Com para-lamas alargados, saídas de ar no capô, para-choque dianteiro redesenhado, spoiler traseiro e um novo para-choque traseiro, o protótipo esbanjava agressividade e aerodinâmica. Todos esses componentes eram produzidos em fibra de carbono e kevlar, materiais que enfatizavam a busca pela performance. O A59 rodava com rodas de aro 16 de cinco raios e, internamente, contava com um santo Antônio, bancos Recaro A8, volante Momo e um painel de instrumentos digital desenvolvido pela Bosch.
A produção do Golf A59 estava planejada para cerca de 2.500 unidades, o número necessário para a homologação nas competições. No entanto, a Volkswagen optou por redirecionar seus investimentos para outras prioridades, e o projeto foi cancelado no último momento. Com isso, apenas dois protótipos foram construídos: um está exposto no museu da Volkswagen e o outro permanece na SMS, antiga Schmidt Motorsport.
O Golf A59 é um exemplo fascinante de como o destino de um projeto pode mudar de curso e de como uma máquina com grande potencial pode se tornar uma raridade quase desconhecida. Fica a pergunta, será que o A59 teria o necessário para enfrentar as lendas do rally e deixar sua marca na história do automobilismo? Embora nunca saibamos a resposta, o legado deste protótipo intriga os entusiastas ao redor do mundo.