Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. O raro protótipo Volkswagen Golf A59 que poderia ter mudado a história do Rally

O raro protótipo Volkswagen Golf A59 que poderia ter mudado a história do Rally


O protótipo perdido da Volkswagen, o Golf A59 é uma máquina cheia de tecnologia que poderia ter dominado o Rally mundial

Leonardo David
24 de setembro de 2024


Quando se fala em Volkswagen Golf, muitos pensam nos modelos “GTI” ou “R”, mas poucos conhecem um dos modelos mais raros e intrigantes da marca, o Volkswagen Golf A59. Este protótipo, desenvolvido em 1993 em parceria com a Schmidt Motors, tinha como objetivo levar a Volkswagen ao topo do Grupo A do WRC (Campeonato Mundial de Rally). A missão era audaciosa: criar uma máquina capaz de competir com lendas do automobilismo como o Lancia Delta, Ford Escort RS Cosworth e Subaru Impreza.

public/img/noticias/A59-enginen.jpg-a9ac

Sob o capô, o A59 era equipado com um motor 2.0 16v turbinado por um Garrett T3, que prometia desempenho notável. A versão de rua era anunciada com 280 cavalos de potência e pouco mais de 38 kgfm de torque, enquanto a versão de rally poderia alcançar impressionantes 400 cavalos. Curiosamente, o motor do A59 era uma versão modificada do EA827, famoso no Brasil como o motor AP da VW. As alterações incluíam aumento do deslocamento de 1.994 cm³ para 1.998 cm³, construção em alumínio, injeção otimizada para etanol E85, e um coletor de admissão feito sob medida. 

A engenharia do A59 era avançada para a época, contando com tração integral AWD, câmbio manual de seis marchas, diferencial central com controle hidráulico e um diferencial traseiro autoblocante. Com um peso de aproximadamente 1.373 kg, o modelo de rua era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 270 km/h—números impressionantes para os anos 90.

public/img/noticias/volkswagen-golf-a59-1992-03-20211209101102-1920x1080-1.jpg-dfea

public/img/noticias/volkswagen-golf-a59-1992-04-20211209101102-1920x1080-1.jpg-2826

O design do A59 também era um espetáculo à parte. Com para-lamas alargados, saídas de ar no capô, para-choque dianteiro redesenhado, spoiler traseiro e um novo para-choque traseiro, o protótipo esbanjava agressividade e aerodinâmica. Todos esses componentes eram produzidos em fibra de carbono e kevlar, materiais que enfatizavam a busca pela performance. O A59 rodava com rodas de aro 16 de cinco raios e, internamente, contava com um santo Antônio, bancos Recaro A8, volante Momo e um painel de instrumentos digital desenvolvido pela Bosch.

public/img/noticias/Widebody-ab-Werk-VW-Golf-A59-MK3-Tuning-6.jpg-31e0

A produção do Golf A59 estava planejada para cerca de 2.500 unidades, o número necessário para a homologação nas competições. No entanto, a Volkswagen optou por redirecionar seus investimentos para outras prioridades, e o projeto foi cancelado no último momento. Com isso, apenas dois protótipos foram construídos: um está exposto no museu da Volkswagen e o outro permanece na SMS, antiga Schmidt Motorsport.

public/img/noticias/pxl-20221101-181900335-1667333467.jpg-1acf

O Golf A59 é um exemplo fascinante de como o destino de um projeto pode mudar de curso e de como uma máquina com grande potencial pode se tornar uma raridade quase desconhecida. Fica a pergunta, será que o A59 teria o necessário para enfrentar as lendas do rally e deixar sua marca na história do automobilismo? Embora nunca saibamos a resposta, o legado deste protótipo intriga os entusiastas ao redor do mundo. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Luporini celebra os 30 anos da ASH com evento exclusivo na Roda Rico
Pitstop
Pitstop
Centro Global de Biomobilidade da MAHLE completa seu primeiro ano com sucesso
Pitstop
Pitstop
SEG Automotive é Reconhecida pela Toyota como Fornecedor Estratégico – Rank A