Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. O raro protótipo Volkswagen Golf A59 que poderia ter mudado a história do Rally

O raro protótipo Volkswagen Golf A59 que poderia ter mudado a história do Rally


O protótipo perdido da Volkswagen, o Golf A59 é uma máquina cheia de tecnologia que poderia ter dominado o Rally mundial

Leonardo David
24 de setembro de 2024


Quando se fala em Volkswagen Golf, muitos pensam nos modelos “GTI” ou “R”, mas poucos conhecem um dos modelos mais raros e intrigantes da marca, o Volkswagen Golf A59. Este protótipo, desenvolvido em 1993 em parceria com a Schmidt Motors, tinha como objetivo levar a Volkswagen ao topo do Grupo A do WRC (Campeonato Mundial de Rally). A missão era audaciosa: criar uma máquina capaz de competir com lendas do automobilismo como o Lancia Delta, Ford Escort RS Cosworth e Subaru Impreza.

public/img/noticias/A59-enginen.jpg-a9ac

Sob o capô, o A59 era equipado com um motor 2.0 16v turbinado por um Garrett T3, que prometia desempenho notável. A versão de rua era anunciada com 280 cavalos de potência e pouco mais de 38 kgfm de torque, enquanto a versão de rally poderia alcançar impressionantes 400 cavalos. Curiosamente, o motor do A59 era uma versão modificada do EA827, famoso no Brasil como o motor AP da VW. As alterações incluíam aumento do deslocamento de 1.994 cm³ para 1.998 cm³, construção em alumínio, injeção otimizada para etanol E85, e um coletor de admissão feito sob medida. 

A engenharia do A59 era avançada para a época, contando com tração integral AWD, câmbio manual de seis marchas, diferencial central com controle hidráulico e um diferencial traseiro autoblocante. Com um peso de aproximadamente 1.373 kg, o modelo de rua era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 270 km/h—números impressionantes para os anos 90.

public/img/noticias/volkswagen-golf-a59-1992-03-20211209101102-1920x1080-1.jpg-dfea

public/img/noticias/volkswagen-golf-a59-1992-04-20211209101102-1920x1080-1.jpg-2826

O design do A59 também era um espetáculo à parte. Com para-lamas alargados, saídas de ar no capô, para-choque dianteiro redesenhado, spoiler traseiro e um novo para-choque traseiro, o protótipo esbanjava agressividade e aerodinâmica. Todos esses componentes eram produzidos em fibra de carbono e kevlar, materiais que enfatizavam a busca pela performance. O A59 rodava com rodas de aro 16 de cinco raios e, internamente, contava com um santo Antônio, bancos Recaro A8, volante Momo e um painel de instrumentos digital desenvolvido pela Bosch.

public/img/noticias/Widebody-ab-Werk-VW-Golf-A59-MK3-Tuning-6.jpg-31e0

A produção do Golf A59 estava planejada para cerca de 2.500 unidades, o número necessário para a homologação nas competições. No entanto, a Volkswagen optou por redirecionar seus investimentos para outras prioridades, e o projeto foi cancelado no último momento. Com isso, apenas dois protótipos foram construídos: um está exposto no museu da Volkswagen e o outro permanece na SMS, antiga Schmidt Motorsport.

public/img/noticias/pxl-20221101-181900335-1667333467.jpg-1acf

O Golf A59 é um exemplo fascinante de como o destino de um projeto pode mudar de curso e de como uma máquina com grande potencial pode se tornar uma raridade quase desconhecida. Fica a pergunta, será que o A59 teria o necessário para enfrentar as lendas do rally e deixar sua marca na história do automobilismo? Embora nunca saibamos a resposta, o legado deste protótipo intriga os entusiastas ao redor do mundo. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Uso indevido do MEI pode gerar multas e impedir crescimento das oficinas mecânicas
Pitstop
Pitstop
O Volks Festival está de volta! O evento, que reúne experiências e condições especiais para os modelos da marca, abre as portas na nova temporada em São Paulo
Pitstop
Pitstop
BMW Série 3 celebra marco de 45 mil unidades produzidas no Brasil com nova cor: Arctic Race Blue