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Saiba mais sobre o novo óleo da Honda

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Paulo José de Souza
10 de maio de 2011

O óleo é o componente que influi diretamente no desempenho e na vida útil do motor. Ano a ano, as máquinas evoluem, novos materiais e ligas, adoção da injeção eletrônica e também do sistema flex de combustível, e o resultado só pode ser um: motos mais potentes, econômicas e robustas.


Para acompanhar a evolução, estava mais que na hora de melhorar o lubrificante do motor. Depois de muitos anos utilizando um óleo praticamente com a mesma especificação e que virou tradição no mercado da reparação, surge um novo lubrificante, o óleo semissintético de especificação SAE 10W-30 - API SJ/JASO MA, desenvolvido pela própria  Honda, com a missão de substituir o  consagrado 20W50 API SF, que abastecia as motos da marca há mais de 20 anos e já estava um pouco obsoleto.

A promessa é uma série de benefícios ao motor, meio ambiente e, quem sabe, ao bolso do cliente.  Se o critério de avaliação do lubrificante fosse somente a escala API (American Petroleum Institute, ou seja, Instituto Americano do Petróleo), o lubrificante dos motores da Yamaha  seria superior, já que o API indicado na embalagem do Yamalube é o SL. Por se tratar de um óleo semissintético supera os benefícios do óleo mineral.


Simplificando, o óleo de base mineral é produzido a partir do refinamento do petróleo. Já o lubrificante de base sintética resulta das combinações químicas produzidas  em laboratório.
É importante informar que o lubrificante anteriormente comercializado continua nas prateleiras do comércio; já o novo óleo, só é vendido nos concessionários da marca.


E, para esclarecer as principais dúvidas dos leitores do jornal Oficina Brasil que podem estar acostumados com o lubrificante anterior e não ter entendido o propósito da  melhoria no produto, entrei em contato com a Moto Honda da Amazônia e encaminhei algumas perguntas, prontamente respondidas por Marcelo Langrafe, gerente de Serviços Técnicos.

Qual a vantagem do novo lubrificante semissintético?
O produto é um lubrificante semissintético, de especificação SAE 10W-30 - API SJ/JASO MA, indicado para motores quatro tempos de alta rotação, movidos a gasolina e/ou etanol (álcool). Formulado com óleos selecionados e aditivos de alta tecnologia, possui características de alto desempenho e proporciona excelente proteção para o motor, transmissão e embreagem, contribuindo para redução do nível de emissão de poluentes ou mesmo do consumo de combustível.

Há um objetivo da alteração técnica?
Melhoria de performance, mantendo a durabilidade do produto, contribuindo na redução dos níveis de emissão de poluentes e consumo de combustível, em alinhamento mundial à estratégia da empresa de avanço ambiental e de redução de CO2.

O intervalo de troca é o mesmo do anterior, conforme o modelo de moto?
Os prazos e quilometragens permanecem inalterados. O usuário deve consultar o manual do proprietário, pois isto varia em cada modelo. 

O que é a norma JASO MA?

A norma “JASO T904 MA” é um conjunto de especificações que define o óleo a ser aplicado em motores de quatro tempos com embreagem úmida, muito comum em motocicletas. Ou seja, óleos com classificação MA devem atender, além da parte motriz do motor tais como pistão, válvulas, etc., também as exigências de funcionamento da embreagem.

Por que a viscosidade do novo óleo é menor?
Porque com a tecnologia e menor viscosidade do novo óleo genuíno obtém-se uma redução no atrito dinâmico das peças móveis do motor, em especial durante a fase de aquecimento. Desta forma, o desempenho do motor, principalmente na fase fria de funcionamento terá uma maior eficiência, facilitando assim as partidas a frio e contribuindo para redução do nível de emissão de poluentes ou mesmo do consumo de combustível.

Em que melhora a nova viscosidade?
As partidas a frio, emissão de poluentes, ou mesmo, o consumo de combustível.

Como é que o fabricante determina a viscosidade do óleo para o motor da motocicleta?
Basicamente está ligado ao custo x benefício que a viscosidade pode oferecer, pois quanto menor a viscosidade, melhor serão os ganhos no desempenho geral do motor. Porém, o custo para o cliente aumentará, porque será necessário o emprego de uma tecnologia mais cara como o uso dos sintéticos e outros aditivos ao óleo base para se obter um óleo de baixa viscosidade. Além disso, são avaliadas as condições de uso da motocicleta em termos de temperatura.


Obs: É importante ressaltar que viscosidade mais alta ou mais baixa não afeta a durabilidade dos componentes do motor, ou seja, tanto o óleo novo como o antecessor possuem o mesmo grau de proteção contra desgaste. A vantagem da menor viscosidade está ligada ao desempenho e não à durabilidade, conforme descrito nas questões anteriores.

O novo óleo pode ser utilizado em motos antigas, muito rodadas?
Sim, o novo óleo foi desenvolvido e testado para aplicação em todas as motocicletas Honda. É importante que o proprietário se assegure de que todo o óleo do motor foi drenado por completo e o filtro de óleo (quando aplicado) foi trocado.   

O óleo tradicional (antigo) não atende às motocicletas bicombustível?
O óleo recomendado anteriormente atende sim às motocicletas bicombustível.

Para as motocicletas que sempre utilizavam o óleo antigo e, a partir de agora, vão utilizar o novo óleo existe alguma recomendação especial?

O  novo óleo foi desenvolvido e testado para aplicação em todas as motocicletas Honda. Para as motocicletas faturadas até dez/2010, o cliente poderá optar por continuar fazendo uso do óleo 20W50 indicado no manual do proprietário ou aplicar o novo óleo genuíno Honda, sem qualquer prejuízo à garantia.

Caso o cliente opte pela substituição para o novo óleo genuíno Honda 10W-30, é importante que este assegure-se de drenar por completo o óleo do motor e substitua também o filtro de óleo (quando aplicado). Para as motocicletas faturadas a partir de janeiro de 2010, deverá ser aplicado apenas o novo óleo genuíno Honda 10W-30, para manutenção da garantia do produto.

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