Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
O segredo está no motor chamado Desmodrômico, cujo funcionamento vamos explicar a seguir.
Não é novidade para ninguém que, no motor de combustão interna, a energia necessária para produzir o trabalho é resultante do potencial térmico da queima do combustível e, durante o funcionamento do motor, as pressões no interior de cada cilindro variam a cada instante, pois o resultado vem do deslocamento alternado, nos movimentos de subida e descida dos pistões sucessivamente e também com o sincronismo de abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape que devem assegurar máxima vedação na câmara de combustão, não permitindo fuga ou infiltração de gases, para que não haja alterações nas pressões atuantes do motor e, como consequência, um baixo desempenho.
O conjunto que permite o controle de abertura e o fechamento das válvulas no sistema tradicional é o comando de válvulas, mola de retorno da válvula e, em alguns casos, conta-se com balancins.
O mecanismo convencional é simples e pouco ruidoso, porém um limitador de potência no motor, pois pode apresentar, como inconveniente, a flutuação de válvulas nas altas rotações. Conhecendo as limitações do conjunto tradicional, a fim de melhorar a performance de suas máquinas, o fabricante italiano adotou um sistema exclusivo pouco conhecido entre os reparadores, batizado de “desmodrômico”. Segundo os especialistas, o termo tem origem no grego e quer dizer desmos (controlado) e dromos (curso). A característica principal é a confiabilidade, o mecanismo elimina todas as perdas apresentadas no sistema convencional, é equipado com um ou mais eixos de comando e balancins especiais para impulsionar as válvulas tanto para a abertura como para o seu fechamento, eliminando toda possibilidade de flutuação dada pela inércia do conjunto que utiliza mola no fechamento das válvulas.
O conjunto desmodrômico confere ao motor um ótimo desempenho graças ao perfeito controle do curso das válvulas, proporcionando a máxima vedação. Diferente das motocicletas japonesas, o motor italiano possui um ruído característico proveniente da movimentação dos mecanismos internos e que virou característica da marca, agradando a muitos.