Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Motos e Serviços
  4. /
  5. Por que as motocicletas Ducati são muitos espertas. Qual é o segredo?

Por que as motocicletas Ducati são muitos espertas. Qual é o segredo?


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Paulo José de Sousa
23 de novembro de 2011

O segredo está no motor chamado Desmodrômico, cujo funcionamento vamos explicar a seguir.

 

Não é novidade para ninguém  que, no motor de combustão interna,  a energia necessária para produzir o trabalho  é resultante do potencial térmico da queima do combustível e, durante o funcionamento do motor,  as pressões no interior de cada cilindro variam a cada instante, pois o resultado vem do deslocamento alternado,  nos movimentos de subida e descida dos pistões sucessivamente e também com o sincronismo de abertura e fechamento das válvulas de admissão e  escape que  devem assegurar  máxima vedação na câmara de combustão,  não permitindo fuga ou infiltração de gases,  para que não haja alterações nas pressões atuantes do motor e, como consequência, um baixo  desempenho.

O conjunto que permite o controle de abertura e o fechamento das válvulas no sistema tradicional é o comando de válvulas,  mola de retorno da válvula e, em alguns casos, conta-se com  balancins.

O mecanismo convencional é simples e pouco ruidoso, porém um limitador de potência no motor, pois pode apresentar,  como inconveniente, a flutuação de válvulas nas  altas rotações.   Conhecendo  as limitações do conjunto tradicional, a fim de melhorar a performance de suas máquinas, o fabricante italiano  adotou um sistema exclusivo   pouco conhecido entre os reparadores, batizado de “desmodrômico”. Segundo os especialistas, o termo tem origem  no grego e quer dizer  desmos (controlado) e dromos (curso). A característica principal é a confiabilidade, o mecanismo  elimina todas as perdas apresentadas no sistema convencional, é equipado  com um ou mais eixos de comando e balancins especiais  para impulsionar as válvulas tanto para   a abertura como para o seu fechamento, eliminando toda possibilidade de flutuação  dada pela inércia do conjunto que utiliza  mola no fechamento das  válvulas.

O conjunto desmodrômico confere ao motor um ótimo desempenho graças ao  perfeito controle do curso das válvulas,  proporcionando a máxima vedação. Diferente das motocicletas japonesas,  o motor  italiano possui  um ruído característico proveniente da movimentação dos mecanismos  internos e  que virou característica da marca, agradando a muitos.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Desvendando a complexidade do sistema elétrico da motocicleta aliado à eletrônica embarcada
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Vamos resolver? A sonda lambda da moto está com defeito e agora, como resolver com a certeza que é a sonda
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Reflexões de um mecânico de motocicletas com uma qualidade singular, partilhar conhecimento