Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Motos e Serviços
  4. /
  5. Parte 3 - Anatomia de um Scooter

Parte 3 - Anatomia de um Scooter

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Paulo José de Souza
19 de abril de 2011

 

Nesta matéria, vamos apresentar o sensor  de inclinação do chassi.
A evolução da tecnologia proporciona benefícios e tornam os veículos mais seguros.


Uma   vantagem para os usuários do Scooter Lead: o sensor de ângulo de inclinação do chassi é um dispositivo de segurança que monitora o ângulo  do chassi, e em caso de queda do Scooter, o fornecimento de combustível é interrompido  por meio da corte da alimentação  da bomba de combustível e ignição.


Este dispositivo tem como principal função a segurança, em condição estática caso haja inclinação superior ao limite máximo  de inclinação que é de 49+/- 4°, haverá o corte do funcionamento do motor, para que não ocorra  maiores prejuízos ao motociclista e também ao Scooter


O sensor  está presente nas demais motos da marca e também nos principais concorrentes. Neste modelo o sensor está localizado na parte traseira do chassi e é alimentado pela tensão proveniente da bateria.

Sensor ou interruptor?
A nomenclatura correta do dispositivo é “sensor de ângulo de inclinação do chassi”. A dúvida existe porque normalmente a função de desligar um componente é atribuição de um interruptor.


Durante a condução do Scooter, o ângulo definido pelo  sensor de inclinação não pode sofrer  alterações, para que o motor não falhe ou até desligue e seu usuário caia. Por exemplo, em uma curva, a força centrífuga mantém os elementos internos do sensor no mesmo ângulo da posição da motocicleta.
Assim, o movimento de oscilação dos componentes internos do sensor de ângulo será reduzido, mesmo em condição de inclinação durante a trajetória de uma curva.


O sensor é montado em coxins que absorvem a vibração que também poderiam provocar falhas no funcionamento  do motor ou até desligá-lo.
Para facilitar a montagem da peça, existe uma referência de montagem “UP” que deve ser montada para cima.


Na Lead, a injeção eletrônica é semelhante aos demais sistemas, relês, sensores, atuadores e interruptores compõem o conjunto.
Caso haja algum defeito no sensor de ângulo de inclinação do chassi o sistema não será acionado e o Scooter não irá funcionar.


A perfeita compreensão do sistema é importante para o diagnóstico adequado dos possíveis defeitos que poderão ocorrer.
O correto funcionamento do motor só é possivel quando o relê de parada do motor está fechando o circuito. Neste momento a tensão da bateria alimenta a bomba de combustível,  por meio de um relê que fornece energia para ativar o modulo eletrônico  que, por sua vez, irá gerenciar a distribuição de tensão para a maioria dos componentes da injeção.


O circuito abaixo mostra que a tensão proveniente da bateria segue até o contato principal do relê de parada do motor, chave da ignição, interruptor de parada do motor  (engine stop). Para que a tensão alimente o relê e a bomba de combustível, assim como  o ECM é necessário que o sensor perceba que o Scooter esteja na posição vertical, condição  para que o circuito seja fechado  pelo relê de parada do motor e o Scooter funcione.

Queda
Durante a queda, o desligamento do motor se dá quando  um relê de corte é desarmado devido ao posicionamento do sensor. Após  levantar o Scooter,  a chave de ignição deverá ser desligada e, após alguns segundos  ligada para que o Scooter volte a funcionar novamente.

Diagnose de defeitos
Informações compartilhadas do manual de serviços I

Passos para a inspeção do sistema
Com a motocicleta apoiada no cavalete central, desligue o interruptor de ignição, remova o assento e o baú sob o assento e remova os parafusos do sensor.


Mantenha o sensor na posição normal e ligue a chave de ignição. O sensor estará normal se o relê de parada do motor emitir um click.
Incline o sensor aproximadamente 49 +/- 4° para a esquerda ou para a direita mantendo o interruptor da ignição ligado.


O sensor estará normal se o relê de parada do motor emitir novamente um click, indicando que o circuito está aberto e nesta condição o motor não irá funcionar.
Caso o sensor não funcione, inspecione o circuito. Caso não haja falhas, substitua o sensor e verifique novamente.

Passos para a inspeção do circuito
Com a motocicleta apoiada no cavalete central, desligue o interruptor de ignição, remova o assento e o baú sob o assento e desacople o conector 6p do sensor de inclinação.
Depois, ligue o contato da ignição e, com um multímetro na escala DCV, meça a tensão nos terminais do conector do lado da fiação.

CONEXÃO:
Preto (+)
Verde ( -)
Padrão: A voltagem obtida deve ser igual à da bateria.

Durante o teste, caso não obtenha o valor de tensão igual a bateria, verifique os itens abaixo:
- Circuito aberto no fio Preto
- Circuito aberto no fio Verde
Caso a voltagem da bateria seja indicada, verifique conforme descrição abaixo:
CONEXÃO: Vermelho/Laranja (+) Verde (-)
PADRÃO: A voltagem obtida deve ser igual à da bateria
Se a voltagem da bateria não for indicada, verifique quanto a circuito aberto no fio Vermelho/Laranja.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Desvendando a complexidade do sistema elétrico da motocicleta aliado à eletrônica embarcada
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Vamos resolver? A sonda lambda da moto está com defeito e agora, como resolver com a certeza que é a sonda
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Reflexões de um mecânico de motocicletas com uma qualidade singular, partilhar conhecimento