Na edição passada iniciamos o estudo dos componentes da Kasinski Comet, com a explanação dos sistemas de autodiagnóstico, a localização dos componentes e a descrição dos diversos sensores existentes na motocicleta. Finalizamos agora esta reportagem com a explicação do diagnóstico da válvula corretora de marcha lenta e do sistema de alimentação de combustível.
Solenóide ISC ou IACV Também conhecida como Válvula Corretora de Marcha Lenta, tem a função de corrigir a marcha lenta e efetuar o dasch-point, que é o retardo da desaceleração.
Diagnóstico - Verificar se o atuador está limpo. - Verificar se o conector elétrico está ok. - Retirar o atuador do alojamento e ligar o contato para certificar se está atuando.
Sistema de alimentação de combustível O sistema de combustível da Comet é de 3,4 a 3,7 Kgf/cm². Se essa pressão estiver baixa, a partida e o funcionamento do motor ficarão comprometidos.
Para realizar o teste, pode-se utilizar o manômetro de pressão de combustível GALMAR, devendo-se atentar quanto a possíveis vazamentos nas conexões.
Se a pressão estiver maior que o indicado, verificar: - Válvula de alívio da bomba de combustível. - Regulador de pressão.
Se a pressão estiver inferior, verificar: - Vazamentos na mangueira de combustível. - Filtro de combustível. - Regulador de pressão. - Bomba de combustível. Injetor de combustível Responsável pela pulverização do combustível na câmara de combustão. É um componente que não deve sofrer impactos, quedas ou ser submetido à aplicação de 12 Volts direto da bateria.
A resistência ôhmica deve estar entre 11,4? a 12,6 ? a 20 C°. Os valores encontrados para esta matéria foram obtidos em nosso laboratório. Nunca se esqueça que o mais importante para se trabalhar com injeção eletrônica é o conhecimento técnico, organização, equipamentos apropriados e principalmente cuca fresca. Até a próxima!